França cria corte marcial para julgar resistência alemã à ocupação das minas de carvão no Ruhr

França cria corte marcial para julgar resistência alemã à ocupação das minas de carvão no Ruhr

Correio do Povo do dia 20 de janeiro de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Os mineiros de Ruhr ameaçavam declarar greve

publicidade

A occupação do Ruhr - Parece aggravar-se a situação 

Essen, 18 - As autoridades francezas instituiram a côrte marcial que vae julgar seis grandes industriaes de carvão do Ruhr, os quaes se recusaram a obedecer ás ordens das autoridades do territorio occupado. 

Berlim, 19 - O governo do Reich intimou os ferroviarios a não auxiliarem as entregas forçadas de carvão á Belgica e á França. 

Essen, 19 - Os francezes occuparam duas minas de propriedade do Estado na região de Buer, prendendo os directores das mesmas e tambem o sr. Abrens, presidente da directoria das minas de Reibelsen. Os operarios estão ameaçando declarar greve, exigindo a libertação das referidas autoridades carvoeiras e a retirada das tropas francezas. 

DIVERSAS

Exposição de fructas em Theresopolis - Reuniu-se ante-hontem, no local de costume, a commissão promotora da Exposição de Fructas que, no dia 3 do mez proximo será inaugurada no arrabalde de Theresopolis. No decorrer da reunião que esteve animada, foram tratados assumptos de interesse para o certamen acima, que tem despertado muito enthusiasmo entre os nossos fruticultores e vinicultores. A commissão tomou conhecimento da remessa de alguns mostruarios, entre os quaes de vinhos tintos e brancos, do sr. Carlos Dreher e filhos, de Bento Gonçalves, e que o coronel Affonso Emilio Massot, commandante geral da Brigada Militar, cederá duas bandas de musica afim de tocarem no local da exposição. Ficou deliberado que funccionarão quatro tendas, durante os dias do certamen, destinadas á venda de fructas e uvas a preços marcados. 

A parada do Belisario - Esta parada, no kilometro 193.480 da linha de Santa Maria a Marcelino Ramos foi elevada a categoria de estação de 4ª classe e como tal, desde 15 do corrente, passou a ter expediente proprio, podendo vender passagens, receber e despachar mercadorias, encommendas e bagagens, etc. 

Cooperativa pastoril - Foi fundada na cidade uruguaya de Salto, uma cooperativa pastoril. 

TELEGRAMMAS

Construcção de ponte e reparos de estradas

Arroio Grande, 19 - A população deste municipio recebeu com geral satisfação a noticia do acto do governo do Estado, decretando a verba para a construcção da ponte do arroio Maria Rodrigues, nas proximidades da Estação Piratiny, bem como para a conservação da estrada geral de Jaguarão a Piratiny e que passa por esta cidade. 

Um especifico contra a peste aphtosa 

S. Paulo, 18 - O dr. Anibal Duarte, inventor da “Peceramina”, especifico para a cura radical da febre aphtosa, por meio de injeções, acaba de contratar com a firma L. G. de Souza Pinto, desta praça, a representação para a venda exclusiva do producto nos Estados de S. Paulo, Matto Grosso, Paraná, Santa Catharina, Rio Grande do Sul e Goyaz. Essa venda, porém, só será feita , depois que os institutos scientificos daquelles Estados derem parecer sobre o valor do producto. Até hoje já foram realizadas mais de oitocentas injecções com absoluto successo, o que recomenda o producto. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de janeiro na história

1890 - Hino Nacional, de Francisco Manuel da Silva, é oficializado. 
1941 - Criação da FAB e do Ministério da Aeronáutica.
1951 - Inauguração da TV Tupi-RJ.
1961 - John Kennedy toma posse na presidência dos Estados Unidos.
1983 - Morre no Rio de Janeiro o jogador Garrincha. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895