França invade a região alemã do Ruhr sob a justificativa de reparação histórica

França invade a região alemã do Ruhr sob a justificativa de reparação histórica

Correio do Povo do dia 12 de janeiro de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Soldado francês na ocupação de Ruhr

publicidade

A occupação de Ruhr - Tropas francezas penetraram em Essen

Essen, 11 - As tropas francezas entraram nesta cidade ás 10 horas da manhã, iniciando-se assim a annunciada ocupação de Ruhr. 

Londres, 10 - O embaixador da França nesta capital communicou ao Foring Office as medidas que o governo francez entendia para applicar para tomar posse dos penhores estabelecidos pela commissão de reparações como sancção pelas faltas comettidas pela Allemanha. Segundo informações colhidas nos circulos officiaes, o plano de operações posto em execução pelo governo francez no Ruhr compreende a occupação de Dusseldorf na zona situada entre esta cidade e Essen. O governo britannico mantem-se alheio a essas operações. 

DIVERSAS

Exames vestibulares - Na Faculdade de Medicina desta capital, começaram a 8 do corrente, os exames vestibulares da mesma escola, sendo examinadores os padres Boock e Krause e os drs. Lanes Brunet e Luiz Englert. Quanto aos candidatos inscriptos attingem a 45 e as provas versam sobre francez, inglez ou allemão, physica e chimica, botanica, zoologia, mineralogia e geologia. 

Commissão executiva do partido republicano - Com o fallecimento do coronel Marcos Alencastro de Andrade, que era o chefe do partido republicano local, o dr. Borges de Medeiros, resolveu que a direcção do mesmo partido fosse confiada a uma commissão constituida dos drs. José Montaury e Lindolpho Collor e coronel Antenor Barcellos de Amorim. Este, que exercia tambem as funcções de presidente do Centro Repúblicano Julio de Castilhos, mezes depois renunciou ao cargo de membro daquella commissão, bem como de presidente desse gremio politico, allegando então motivos de saude. Devendo ser completada agora a commissão, O dr. Borges de Medeiros resolveu augmentar o numero de seus membros para cinco. A commissão regular-se-á no que fôr applicavel pelo regimento em vigor, continuando sob a presidência do dr. José Montaury. O deputado Firmino Paim Filho integrará a commissão. 

TELEGRAMMAS

Cinema 

Torres, 11 - Hontem foi inaugurado o cinema de propriedade do balneario, sendo exhibido o drama “A filha do pharoleiro”. A entrada é gratuita para os hospedes do balneario, funccionando o cinema ás quartas, sabbados e domingos. 

Senador Carlos Barbosa 

Jaguarão, 11 - Chegou hoje, do Rio de Janeiro, o senador Carlos Barbosa Gonçalves, que teve imponente recepção. Numerosos correligionarios e amigos foram recebel-o a muitos kilometros distante da cidade acompanhando-o até a sua residencia. 

Prejuizos causados pela secca 

Quarahy, 11 - A secca que assola este municipío e os de Alegrete, Uruguayana e Livramento, tem causado grandes prejuizos á pecuaria e á agricultura. Diariamente chegam aqui de Uruguayana tropas de gados, que vem procurar, como recurso, as zonas mais resistentes á secca. Para Iborocahy immigra, tambem, grande quantidade de gados. O balde de água que antes aqui custava 100 réis é vendido, agora, a 200, devido a grande procura”. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de janeiro na história

1913 - Nasce Rubem Braga, jornalista e escritor.

1923 - Morre Marc Ferraz, pioneiro da fotografia no Brasil.

1976 - Morre a escritora Agatha Christie.

1976 - A OLP (Organização para Libertação da Palestina) é aceita na ONU. 

1994 - Câmara aprova o retorno dos servidores demitidos por Collor. 

1997 - Ronaldinho é eleito o melhor jogador de futebol do mundo. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895