Franceses exportam carvão da região ocupada do Ruhr para países europeus

Franceses exportam carvão da região ocupada do Ruhr para países europeus

Correio do Povo do dia 15 de fevereiro de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A produção de carvão na Alemanha tinha como destino os aliados.

publicidade

As consequencias da occupação do Ruhr

Dusseldorf, 14 - Seguiram para a França sete vagões carregados de carvão; para a Belgica, um; para a Hollanda tres, e para a Italia, sessenta. Assignala-se consideravel augmento do numero de pedidos de operarios allemães, sobretudo ferro-viarios, que desejam voltar ao trabalho. As autoridades francezas suspenderam a publicação da “Gazeta da Westphalia Rhenania”, em virtude da attitude odiosa que assumiu para com os francezes e belgas, contra os quaes tem acolhido um verdadeiro diluvio de noticias falsas. As autoridades alliadas prenderam o burgo-mestre e o chefe de policia desta cidade. 

Haya, 11 - Foi suspenso o serviço telephonico entre Hollanda e Allemanha.

DIVERSAS 

Por causa do lança-perfume - Ás 20 horas de ante-hontem, vinha pela rua José do Patrocinio, o auto n. 501, guiado pelo chaeuffeur Francisco Costa e acompanhado de um bloco carnavalesco. Recebendo o chauffeur lança-perfume nos olhos, atrapalhou-se e desgovernou o automovel, que foi colher as exmas. sras. dd. Maria José da Silva e Maria Luiza, e a menina Marieta, filha de d. Maria José da Silva, que receberam varias escoriações pelo corpo. Neste automovel foram ellas conduzidas ao 2º posto policial, onde foram medicadas, recolhendo-se depois, ás suas respectivas residencias. 

A gatunagem no 2º districto - Moradores de arrabalde do Parthenon, no 2º districto desta capital, voltam a queixar-se de que a gatunagem ali campeia livremente. Os gallinheiros tem sido visitados diariamente pelos gatunos os quaes tambem, quando podem praticam outra serie de furtos. Quanto ao policiamento é deficientissimo, sendo poucas as vezes que a um chamado apparece um policial. 

A exportação argentina em 1922 - Durante o anno de 1922 foi grande a exportação argentina de trigo, milho, linhaça e aveia, prevendo os exportadores platinos para o correntre anno uma exportação ainda maior, em vista da boa situação em que se acha o mercado argentino relativamente aos mercados consumidores. 

TELEGRAMMAS

Carnaval 

Santa Maria, 13 - O suffocante calor reinante está prejudicando o brilhantismo dos festejos carnavalescos. Ainda assim proseguem estes bem animados. Obteve grande successo, hontem, o baile do Bloco dos Alegres, do qual fazem parte elementos distinctos da nossa sociedade. O Club Democratico effectua hoje o seu segundo baile a phantasia, reinando muita animação entre os seus socios. 

Pelotas, 14 - Correram grandemente animados os festejos carnavalescos hontem, saindo á rua os grupos “Roxinhas estão ellas por nós”, “Chove, não molha”, “Fica pra ai dizendo”, “Variedades democraticas”, “Dos 13” e outros. Veio do Rio Grande o grupo “Braço é braço”, regressando hontem á noite. A batalha de confetti, lança-perfume e serpentinas foi muito animada. Mais de 900 vehiculos conduzindo familias e grupos carnavalescos, exhibiram-se no corso, prolongando-se o jogo até as 2 horas da madrugada.
Julio de Castilhos,14 - Nos salões do Club Felix da Cunha realisou-se um baile burlesco. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 15 de fevereiro na história

1873 - Inauguração do curso primário e secundário do Seminário Episcopal de Porto Alegre, sob a direção do Padre Cacique. 
1902 - Metrô subterrâneo e aéreo começa a funcionar em Berlim. 
1914 - Sufragistas inglesas incendeiam pavilhão em Wimbledon. 
1965 - Morre o cantor Nat King Cole.
1972 - O presidente do Equador V. Ibarra cai por golpe militar.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895