Freiras assumem administração da Santa Casa

Freiras assumem administração da Santa Casa

Correio do Povo do dia 3 de março de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

As freiras passaram a cuidar da Administração e da portaria da Santa Casa.

publicidade

Santa Casa

Noticiámos, ha dias, que a mesa administrativa da Santa Casa, em uma de suas ultimas sessões, resolvera confiar a administração e a portaria do seu hospital ás freiras que ali servem ha varios annos. O cargo de administradora passou a ser exercido pela irmã Rheingantz, que é, tambem, a superiora das irmãs que servem na Santa Casa; o de ajudante de administradora pela irmã Clementina, e o de porteira, pela irmã Delphina. Na portaria e na administração, foram introduzidos varios melhoramentos, afim das novas dirigentes das referidas secções poderem desempenhar melhor os seus cargos. Hontem, tendo terminado as obras que se vinham fazendo, realisou-se o acto de passagem da administração e de portaria ás irmãs acima.

DIVERSAS

Obras do porto da capital - No dia 13 de janeiro do corrente anno, a directoria da Viação Fluvial publicou edital abrindo concorrencia publica para o fornecimento de 1.800 toneladas de cimento Portland.

Academia de Lettras - Com a eleição do sr. Afranio Peixoto para a Academia de Sciencias de Lisboa, ficam em numero de dezenove os brasileiros pertencentes áquella alta instituição portugueza. A candidatura do sr. Afranio Peixoto fôra apresentada á Academia de Sciencias, pelo fallecido Fernandes Costa, em sessão de 27 de novembro de 1919, dando-se, agora a sua eleição, na vaga de Paulo Barreto. Naquella mesma sessão, os srs. Candido de Figueiredo, Julio Dantas e outros propuzeram que a classe de Lettras da Academia de Sciencias tivesse sempre preenchido a metade do numero regulamentar dos seus socios corespondentes extrangeiros por homens de lettras brasileiros, sendo titulo de preferencia para a eleição, em paridade de outras circumstancias, o facto de serem socios effectivos da Academia Brasileira de Lettras, o que foi unanimemente approvada. A nossa Academia, por sua vez, já anteriormente destinara a homens de lettras portuguezes, metade do numero regulamentar dos seus vinte membros correspondentes, entre eles, João de Barros e julio Dantas.

TELEGRAMMAS

Carnaval

Rio Pardo, 1 - Realizou-se segunda-feira no “Coliseu Rio Grandense” animado baile á phantasia. O salão apresentava magnifico aspecto. A rainha, senhorita Sára Sampaio, foi recebida com grandes ovações. Hontem, houve um corso de carruagens, as quaes estavam ornamentadas com muito gosto. A rainha apresentou-se num rico carro de estylo romano, guardada por um esquadrão luxuoso. Á noite houve baile no Coliseu e no Club Recreativo. Houve animado jogo de serpentinas, confetti e lança-perfume.

Pelotas, 2 - Promovida pelo commercio, á rua 15 de Novembro, realizou-se hontem, animada batalha de confetti, serpentinas e lança perfumes. Amanhã, haverá outra, na qual serão julgados os vehiculos e melhores phantasias de senhoritas. Foi, para esse fim, constituida uma commissão, composta do intendente e commerciantes.

Garibaldi, 3 - O Carnaval, aqui, foi muito festejado. Os srs. Doglia, Montagutti & C. offereceram um baile, correndo bastante animado, até altas horas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de março na história

1905 - A sífilis é descoberto por Fritz Schaudinn. 
1910 - O magnata norte-americano Rockfeller cria uma fundação destinada a promover a ciência. 
1936 - Nasce a atriz suíça Ursula Andress.
1953 - Nasce o jogador de futebol Zico.
1996 - Morre a escritora e cineasta Marguerite Duras.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895