Fusão dos estados do Paraná e Santa Catarina
A edição do dia 27 de setembro de 1924, sábado, noticiava:

publicidade
“Os jornais do Rio noticiam que, na reunião a realizar-se no fim do ano corrente naquela capital, dos presidentes e governadores dos Estados, a fim de se discutir a reforma da Constituição, será aventada a ideia da fusão dos Estados do Paraná e Santa Catharina, ideia essa que tem como um de seus propugnadores o senador Lauro Müller. No caso da fusão, adiantam os jornais, o novo Estado passará a chamar-se ‘Estado do Iguassú’.”
Política
“Um grupo de amigos do nosso colaborador, dr. Celeste Gobbato, oferecer-lhe-á, na próxima segunda-feira, nos salões da Sociedade C. Gondoleiros, um banquete em homenagem à sua eleição para o cargo de intendente do município de Caxias. Essa manifestação de júbilo será extensiva, também aos drs, Octavio Rocha e José Montaury de Aguiar Leitão, respectivamente candidato a intendência de Porto Alegre, intendente municipal e bem-feitor da Sociedade Gondoleiros. Entre outras pessoas convidadas para essa festa, conta-se o coronel Alberto Bins. [...]”
Ensino de história
“No congresso ultimamente reunido em Lyão para tratar das modificações que devem ser introduzidas no ensino publico primário, o professor Clémendot, de Yonne, propôs que fosse abolido dos programas oficiais o estudo da história. E os argumentos que apresenta para justificar tão estranha ideia merecem ser citados. A história, diz ele, é uma ciência difícil e complexa, Nós próprios a ignoramos na mor parte e uma elementar honestidade nos impede de ensinar o que não sabemos. A história não está ao alcance das crianças e não é na escola que elas podem aprendê-la. Ela se aprende na vida e o seu melhor professor foi Alexandre Dumas. As liberdades que ele se permitiu com ela jamais atingirão as que se permitem certos autores de manuais didáticos. E cita, a propósito, a fase de Montaigne: ‘Não se trata de formar cabeças bem cheias, mas cabeças bem ordenadas’. Assim, quer o professor Clémendot que as crianças, em matéria de história, só saibam as do arco da velha, numa das quais é digna de figurar a sua extravagante proposta...”
Colisão
“Ontem, às 5 horas, à rua Voluntários da Pátria, na altura do quilômetro 388, o trem de transporte de Gravatahy a esta capital e que vinha rebocado pela locomotiva n. 171, chocou-se com dois vagões de carga desligados do trem de transporte Porto Alegre-Gravatahy. Da colisão resultou saírem a locomotiva e os dois vagões avariados, motivando ainda o acidente atraso no horário dos trens de passageiros que seguiram, na manhã de ontem, para Santa Maria, São Leopoldo e Caxias. A direção da Viação Férrea providenciou no sentido de serem feitas as necessárias reparações e ordenou a abertura de um rigoroso inquérito tendente a apurar a quem cabe a responsabilidade do acidente.”
O dia 27 de setembro na história
- 1066 Guilherme, o Conquistador zarpa em direção à Inglaterra, iniciando a conquista normanda.
- 1529 COmeça o cerco de Viena pelos turcos otomanos.
- 1540 A Sociedade de Jesus (jesuítas) recebe aprovação do papa Paulo III.
- 1669 Termina o segundo mais longo cerco da história: após 21 anos, os venezianos entregam a fortaleza de Candia (ilha de Creta) aos otomanos.
- 1791 A Assembleia Nacional francesa vota pela concessão de cidadania integral aos judeus.
- 1821 O Exército das Três Garantias, liderado por Agustín Iturbide, entra vitorioso na Cidade do México. No dia seguinte, o México é declarado independente.
- 1825 A primeira ferrovia pública do mundo a usar locomotivas a vapor, a Stockton e Darlington Railway, é oficialmente aberta no nordeste da Inglaterra.
- 1908 Começa em Detroit a produção do Modelo T da Ford.
- 1940 O Pacto de Berlim é assinado na capital alemã entre a Alemanha, o Japão e a Itália.
- 1953 Entra no ar a TV Record, a mais antiga ainda em funcionamento no Brasil.
- 1975 A última execução por crime capital na Espanha desencadeia uma onda global de protestos. Dois membros do grupo nacionalista basco ETA são executados por pelotão de fuzilamento.
- 1996 Termina a Batalha de Cabul com a vitória do Talibã: surge o Emirado Islâmico do Afeganistão.
- 1998 O Google define retroativamente essa data como a de seu surgimento.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios