Gabinete ministerial de Benito Mussolini é empossado pelo rei da Itália

Gabinete ministerial de Benito Mussolini é empossado pelo rei da Itália

Correio do Povo do dia 2 de novembro de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Benito Mussolini assumiu o cargo de primeiro ministro da Itália.

publicidade

Tomou posse o gabinete Mussolini 

Roma, 31 - O rei Victor Manoel teve longa conferencia com o primeiro ministro sr. Benito Mussolini, antes de receber officialmente o novo ministerio. Mussolini expoz circumstanciadamente ao soberano a situação interna do paiz. Em seguida, o rei recebeu todos os membros do ministerio, felicitando a todos com viva sympathia. Sua majestade pronunciou então as seguintes palavras: “Reconheço que é muito pesada a missão que vos foi confiada. Faço votos pela felicidade de cada um de vós, certo de que tudo fareis pela prosperidade da Italia. 

Roma, 1 - A guarda pessoal do sr. Benito Mussolini, actual presidente do conselho de ministros, foi confiada a dois fascistas. Esses homens tomaram o logar dos soldados da Guarda Real. 

DIVERSAS

A população de S. Leopoldo - O ultimo relatorio do dr. Mansueto Bernardi, intendente de S. Leopoldo, traz um capitulo no qual occupa-se a população daquelle municipio, segundo dados extrahidos do recenseamento realisado no anno de 1920. Na synopse desse trabalho publicado pela Directoria Geral de Estatistica, figura esse municipio com a população de 47.501 habitantes. Na densidade demographica occupa o segundo logar no Estado, estando em primeiro o de Porto Alegre. Conforme os dados do relatorio da Repartição de Estatistica do Estado, referentes ao anno de 1917, o municipo de S. Leopoldo tinha 43.000 habitantes, distribuidos pela sua superficie de 1.263 km, contava com 34.4 habitantes, por kilometro. 

Contrabando de gado - O dr. Renato Costa, director geral do Thesouro do Estado, telegraphou aos administradores das exactorias estaduaes, autorizando-os a fornecerem aos chefes das repartições federaes as informações que por aquelle forem pedidas, com relação aos fazendeiros do municipio, discriminação da sua area de campo, si pagaram imposto territorial, para o serviço de repressão de gado na fronteira. Esta providencia destina-se a auxiliar o serviço de repressão ao contrabando que de tempos a esta parte se vem fazendo sentir de fórma assustadora. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense a propaganda das candidaturas no interior

Pelotas, 1 - Em nome do operriado de Pelotas uma commissão composta dos srs. Pedro H. Lopes, Alberto Tavares, Emilio Garcia, Thomaz Barros Filho e Octavio Gomes, secundando o gesto dos operarios no Rio Grande, Bagé e Santa Maria, lançou um manifesto indicando aos collegas a candidatura do dr. Assis Brasil. 

Rio Grande, 1 - O Echo do Sul, em seu numero de hoje, ataca a pressão que diz estar sendo feita pelo situacionismo afim de compellir funccionarios estadoaes a votarem no dr. Borges de Medeiros, para presidente do Estado. Cita, a proposito a transferencia de dois funccionarios do porto daqui que foram transferidos para Quarahy e S. Borja, devido a terem votado no dr. Arthur Bernardes e por se mostrarem dispostos a votar no dr. Assis Brasil para presidente do Estado. 

Jaguarão, 1 - O juiz districtal publicou, hontem, um edital encerrando o alistamento eleitoral estadoal.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de novembro na história

1906 - Leon Trotsky é condenado á deportação para a Sibéria. 
1913 - Nasce o ator norte-americano Burt Lancaster. 
1920 - A primeira emissora de rádio é inaugurada nos Estados Unidos. 
1948 - Harry Truman é reeleito presidente dos EUA. 
1998 - Morre a compositora e cantora carioca Jovelina Pérola Negra. 
1999 - O banqueiro Edmond Safra é assassinado em Mônaco.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895