General Estacio Azambuja levanta acampamento com 800 homens da sua forças revolucionarias

General Estacio Azambuja levanta acampamento com 800 homens da sua forças revolucionarias

Correio do Povo do dia 3 de junho de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

General Estacio Azambuja

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

Caçapava, 2 - No dia 29 de maio, passou pela povoação de Sant’Anna da Boa Vista, séde do 5º districto, o general Estacio Azambuja, com 800 homens, e cuja vanguarda era feita pelo coronel Coriolano Castro, com 100 homens. Na tarde do mesmo dia, entrou naquella povoação, ali acampando, a força governista do commando do tenente-coronel Francelisio Meirelles, que no dia seguinte recebeu ordem de abandonar a perseguição áquella columna revolucionaria e retroceder para impedir que o general Zeca Netto passasse o rio Camaquam, afim de fazer juncção da sua columna com a de Estacio. Zeca Netto não chegou a invadir este municipio, pois as forças revolucionarias que estiveram acampadas nos campos de Libindo Alves de Oliveira e fazenda dos Moreira pertenciam á columna de Estacio Azambuja, que marchava em direcção ao Passo dos Enforcados, divisa com o municipio de Bagé. 

DIVERSAS 

Constituição da Italia -Passa, hoje, mais um anniversario da promulgação da Constituição da Italia. Por esse motivo, conservar-se-ão embandeirados durante o dia o consulado desse paiz e as sociedades italianas aqui existentes. O cav. Maximo Goffredo consul da Italia, das 10 ás 12 horas, receberá, no consulado, os seus compatriotas e aquelles que desejarem ir cumprimental-o pela passagem da data. 

Cessão gratuita do Theatro São Pedro - Foi deferido, hontem, o requerimento em que as senhoritas Celina Valle, Pepa Igartua e Aidy Araujo pedem a cessão gratuita do Theatro São Pedro, com os respectivos serviços, para levar a effeito, a 17 do corrente, um festival em beneficio das obras da egreja da Conceição. 

Café Vera Cruz - Inaugurou-se, hontem, o Café “Vera Cruz’, que é de propriedade dos srs. Moysés Haddad e Cia. Este novo Café está installado na rua dos Andradas esq. Gen. Camara. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense 

Bagé, 2 - O “Dever” acaba de afixar no seu placard o telegramma seguinte passado pelo coronel Francisco Flôres da Cunha ao coronel Tupy Silveira: “Livramento, 2 - Hontem, ás 14 horas e meia o dr. Flôres da Cunha bateu Honorio Lemos, na estância Santa Rosa, 3º districto de Rosario, desbaratando a sua gente com 150 homens apenas. “Ficaram no campo 17 mortos de Honorio, entre elles o major Julio Fortes e o capitão Freitas, da gente de Padão. “Perdemos apenas o commandante Pedro. “Ha varios feridos. A perseguição continua. Abraços - Chico Flôres.

Alegrete, 2 - Communicação dali recebida diz ter Nepomuceno Saraiva abandonado o campo de luta deixando 53 sepulturas e que os revolucionarios registraram 11 baixas, sendo 5 feridos e 6 mortos.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de junho na história

1899 - Morre o músico austríaco Johann Strauss. 
1924 - Morre o escritor tcheco Franz Kafka.
1963 - Morre de câncer o papa João XXIII.
1989 - Morre o líder religioso do Irã Aiatolá Khomeini. 
1992 - Abertura da ECO 92, no Rio de Janeiro.\]
2001 - Morre o ator Antony Quinn. 

O dia 4 de junho na história 

1936 - Nasce o teatrólogo Oduvaldo Vianna Filho. 
1941 - Nasce o Imperador da Alemanha Guiljherme II.
1959 - A tenista Maria Ester Bueno é campeã em Winblendon. 
1989 - Ali Khamenei é escolhido para o lugar de Khomeini no Irã. 
1994 - Morre o arquiteto e paisagista Burle Marx.
1997 - O Senado aprova a reeleição.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895