Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado
Os revolucionários em Alegrete
Santa Maria, 7 - Sabe-se nesta cidade que o general Honorio Lemos, com forças sob seu commando, entrou em Alegrete.
Alegrete, 7 - Ás 14 horas de ante-hontem, chegou a esta cidade, em automovel, o general Honorio Lemos, que se hospedou no Hotel Alegretense, onde recebeu durante a tarde numerosas visitas. Á noite visitou elle o dr. Alexandre Lisboa, sendo ahi recebido pela directoria da Cruz Vermelha da qual é presidente a esposa daquele medico. Ao penetrar Honorio Lemos na residencia do dr. Lisboa, numerosas senhoritas cobriram-no de flôres, por entre acclamações. Nas ruas á ponte do Ibirapuitan, por onde deveria passar a columna revolucionaria, aglomeravam-se autos e povo. O general Honorio Lemos acompanhado de officiaes, voltou para o hotel, onde grande massa de povo, representando todas as classes, o aguardavam.
DIVERSAS
Reclamação - De Pedras Brancas pedem-nos chamar a attenção de quem de direito para o abuso dos tropeiros que transitam com tropas bravias pelas ruas centraes da povoação, quando existe ali um corredor cercado, especialmente para o transito de gado. Ainda ha dias, foi atropelado um menor, na rua S. José por uma rez, que se desgarrou de uma tropa.
Exposição Leopoldo Gotuzzo - Inaugurou-se, hontem, no salão do 1º andar da Confeitaria Colombo, a exposição do pintor Leopoldo Gotuzzo. Desde a hora da abertura, ás 15 horas, até a noite, o salão regorgitou, sempre de visitantes, que tiveram para os trabalhos expostos os mais calorosos louvores. E isso se justifica, porque os quadros de Gotuzzo, de que nos havemos de occupar com mais vagar, são, em realidade, dignos de apreço. Hontem mesmo, poucas horas após a abertura, já haviam sido adquiridas muitas telas e esse facto bem attesta quanto agradou a exposição, cujo exito se póde desde já, considerar assegurado. Ella continuará hoje, franqueada ao público das 10 ás 22 horas.
Objectos perdidos - Estão depositados no escriptorio desta folha: um par de oculos, encontrado pelo sr. Manoel Pacheco, na Praça Senador Florencio; uma caderneta da Caixa Economica, encontrada pelo sr. Dorval Selistre, no edificio dos Correios.
TELEGRAMMAS
Congresso Nacional
Foi reiniciado o estudo da projectada reforma tributaria
Rio, 6 - Reuniu-se pela primeira vez este anno a commissão especial da reforma tributaria da Camara. O presidente declarou que o chefe da Nação, em sua mensagem, manifestou desejos de que houvesse na reforma tributaria a fórma de a tornar realidade, consoante as necessidades do paiz e as leis orçamentarias. Essa tarefa incumbia á commissão, motivo porque solicitava que os collegas apressasem os seus estudos sobre as partes que lhes cabiam relatar. O deputado Octavio da Rocha leu um longo relatorio a proposito do imposto sobre a renda, dando o seu ponto de vista a respeito e, terminando, apresentou o seguinte projecto: Fica estabelecido o imposto geral sobre a renda, que será devida por toda a pessoa physica ou juridica residente no territorio do paiz e incidirá em cada caso sobre o conjunto liquido de rendimentos de qualquer origem, sendo fixadas anualmente as taxas a pagar de 1% a 12%,, de acordo com os vencimentos recebidos.
A grafia da época está preservada nos textos acima
CRONOLOGIA
O dia 8 de junho na história
1948 - Fundação Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
1950 - Nasce a atriz Sônia Braga.
1972 - Bomba Napalm atinge crianças durante a Guerra do Vietnã.
1978 - Presidente Geisel suspende a censura prévia à imprensa.
1997 - Tenista Guga torna-se campeão de Roland Garros.
2001 - Mohammad Khatami é reeleito presidente do Irã.
