General Netto derrota as forças unidas de Juvencio, Garcia e Hyppolito Ribeiro

General Netto derrota as forças unidas de Juvencio, Garcia e Hyppolito Ribeiro

Correio do Povo do dia 21 de outubro de 1923, domingo, noticiava:

Forças do general Netto

publicidade

Politica rio-grandense - Despachos recebidos pelo dr. Assis Brasil

O dr. Assis Brasil recebeu os seguintes telegrammas: 

Pelotas, 17 - O general Netto hontem na serra das Asperezas derrotou as forças reunidas de Juvencio, Garcia e Hypolitto Ribeiro. O combate durou duas horas. Devido a excellente posição occupada, libertadores, não tiveram baixa alguma, emquanto os dictatoriaes tiveram mais de vinte - (a)Junta pró-Assis.

S. Luiz, 17 - A vanguarda de nossas columnas travou a 16, combate com a vanguarda inimiga que constava de 200 homens commandados pelo mercenario Nepomuceno, nas margens do arroio Sant’Anna, 7 districto de S. Luiz. O inimigo foi perseguido cerca de duas leguas até o arroio Santa Barbara. Fizemos priosioneiros. Pelo adeantado da hora, só encontramos quatro mortos no campo da luta. Calcula em vista da tenaz perseguição, que o inimigo conta muitas baixas. Tivemos cinco feridos e nenhum morto - Annibal Cassal, secretario do general Honorio Lemos. 

DIVERSAS

Almanach do Correio do Povo - Está muito adeantada a confecção do “Almanach do Correio do Povo”, para 1924, confiada ás officinas da Livraria do Globo. A proxima edição para cujo o preparo não poupamos esforços, corresponderá á espectativa dos nossos leitores e annunciantes, que têm dispensado ao annuario dessa folha o mais lisongeiro acolhimento. 

Tiro de Guerra n. 4 - Reina animação entre os alumnos e reservistas para a formatura, que esta sociedade realisará por occasião da chegada a esta capital, do general Setembrino de Carvalho, ministro da Guerra. Afim de tomarem parte na citada parada já se inscreveu no livro destinado a este fim um grande numero de reservistas, que já fizeram exercicios preparatorios. Os componnentes da banda marcial deverão comparecer aos exercicios da mesma, devidamente vestidos. 

TELEGRAMMAS

A situação na Allemanha

Berlim, 18 - A resolução do governo de supprimir a contar de segunda-feira passada os vales de fornecimento de pão aos pobres foi motivo de novas e serias desordens em varios pontos da capital, sobretudo nos bairros operarios. Muitas milhares de pessoas percorrem as ruas, exigindo em altos gritos o barateamento dos generos alimenticios e o augmento de rações aos trabalhadores desempregados. A policia teve de intervir e dispersar os manifestantes. A situação é deveras inquietante e mais critica se torna a medida que se approxima o dia, que não está longe, algumas semanas apenas, em que deverá ser posta em circulação a nova moeda. Os jornaes confirmam que o “Reut Mark” deverá entrar em ciculação dentro de tres semanas, trazendo beneficios aos allemães.

A grafia da época está 

presevada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 21 de outubro na história
1889 - Morre aos 76 anos o Visconde de Mauá.
1917 - Nasce o trumpetista norte-americano Dizzy Gillespie.
1971 - Pablo Neruda recebe o Nobel de Literatura.
1983 - Morre o líder camponês e comunista Gregório Bezerra.
1984 - Morre o diretor de cinema François Truffaut.
1990 - Ayrton Senna torna-se bicampeão mundial de F1. 

O dia 22 de outubro na história
1928 - João Pessoa assume o governo da Paraíba.
1938 - Invenção do Xerox.
1943 - Nasce a atriz francesa Catherine Deneuve. 
1948 - Criação da Escola Superior de Guerra.
1954 - Morre o escritor Oswald de Andrade.
1970 - Dom Paulo Evaristo Arns assume a diocese de São Paulo. 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895