General Setembrino concede entrevista ao "Jornal do Comercio"

General Setembrino concede entrevista ao "Jornal do Comercio"

Correio do Povo do dia 18 de outubro de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Setembrino de Carvalho

publicidade

Politica rio grandense - Viagem do ministro da Guerra

Florianopolis, 17 - Causou aqui excellente impressão em todos os meios a entrevista que o general Setembrino concedeu ao “Jornal do Commercio” de S. Paulo sobre a missão militar bem como sobre os propositos alevantados do sr. Arthur Bernardes, de quem é emissario para pacificar o Rio Grande, cogitando somente da causa commum do Brasil. 
Pelotas, 16 - Elementos da alta sociedade pelotense estão organisando uma imponente festa no Theatro Guarany com a qual darão recepção de gala ao general Setembrino de Carvalho.

Passo Fundo, 17 - É esperado amanhã, pela manhã, nesta cidade o general Setembrino de Carvalho, ministro da Guerra. Foi distribuido boletim de caracter militar convidando os militares e a população em geral para comparecerem a estação. O comité pró-Assis tambem espalhou convites no mesmo sentido. 

DIVERSAS 

O movimento syndicalista feminino na Allemanha - Depois da guerra, o movimento syndicalista feminino tem tomado grande incremento na Allemanha. Nos syndicatos “livres” o numero dos effectivos femininos, em 1914, não era senão de 210.314 membros que representavam a 10 % do effectivo total; em 1922, esse effectivo attingia a 1.753.576 membros, isto é 21% do total. Nas demais organisações a proporção é, mais ou menos a mesma. Os salários das mulheres são, em geral, inferiores aos dos homens, e na maioria dos casos, não ultrapassam os 2 terços desses ultimos; um pequeno numero de contractos colllectivos estipulam a verdade, que os salarios femininos não devem ser inferiores a 80% dos salarios pagos aos operarios, mas na pratica, essa theoria encontra difficuldades, sendo muito raros os casos em que predomine a igualdade absoluta, salvo na industria textil na costura. Estudo publicado pela senhora Gertrudes Hanna, membro do secretariado feminino da Confederação Geral dos Syndicatos allemães e da Assembleia Legislativa da Prussia, conclui-se que, os syndicatos são oppostos a qualquer differenciação entre os sexos, no ponto de vista dos salarios, mas a praticabilidade dessa theoria tropeça com obstaculos, porque em regra geral, as mulheres não executam os mesmo trabalhos dos homens. 

TELEGRAMMAS

 A situação na Allemanha 

Berlim, 16 - Devido ao inopinado augmento do preço do pão, que, de 31 milhões de marcos por cada 4 libras de peso, se elevou de um salto a 480 milhões, rompeu violenta irritação nos circulos operarios. Numerosas padarias foram assaltadas e saqueadas, antes que a policia tivesse tempo de intervir. De Leipzig informam que tambem ali se deram factos identicos. 

Berlim, 16 - Cerca de cem chefes communistas foram presos em Hildscheim, na communa de Alfeld, quando procuravam effectuar um congresso dos conselhos operarios.

Berlim, 16 - A situação na Alta Silesia aggravou-se devido a adhesão dos empregados de transportes a greve, os quaes exigem augmento de salario, e sobretudo ao facto dos communistas estarem explorando o caso, procurando dar ao movimento operario o caracter politico. 

Apoio do directorio fascista ao chefe do governo 

Roma, 16 - O novo directorio fascista, approvou uma ordem do dia em que manifestam toda dedicação ao sr. Mussolini. 


A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 18 de outubro na história

1893 - Morre Charles Gounod, compositor francês, autor da “Ave-Maria”.
1948 - Primeira Convenção Nacional do Petróleo.
1954 - Morre Edgard Roquete Pinto, fundador do rádio no Brasil.
1965 - Polícia invade e fecha a Universidade de Brasília. 210 professores se demitem em protesto.
1979 - Lançamento do jornal Tribuna Operária do PC do B. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895