General Setembrino de Carvalho chega no Rio Grande do Sul

General Setembrino de Carvalho chega no Rio Grande do Sul

Correio do Povo do dia 20 de outubro de 1923, sabado, noticiava:

Renato Bohusch

General Setembrino de Carvalho percorreu o Rio Grande para selar a paz

publicidade

A missão do general Setembrino 

Está em territorio rio-grandense o general Setembrino de Carvalho, ministro da Guerra. Em dolorosa situação vem elle encontrar a sua terra natal. Ha mais de oito mezes a guerra civil se abateu sobre seu solo, até então entregue ás lides fecundas da paz; ha mais de oito mezes o generoso sangue gaucho vem regando as nossas terras, não talvez para fertilizal-as, não talvez para preparar as searas fecundas, que um dia ão de alourar ao sol, mas certamente consumindo riquezas, cavando odios, alimentando paixões, desencadeando instinctos e devorando vidas. Apresentando, pois, as boas vindas ao general Setembrino de Carvalho, fazemos tambem ardentes votos para que se consiga , com a sua mediação pacificar o atribulado Rio Grande. 

DIVERSAS 

A situação no Estado - O general Setembrino de Carvalho, titular da pasta da Guerra, enviou hontem de Marcellino Ramos, o seguinte telegramma ao dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado: “Marcellino Ramos, 18 - Ao passar o solo sagrado do Rio Grande, cumprimento a v.ex. e formulo com absoluta sinceridade, os mais ardentes votos de fraternidade e concordia entre todos os obreiros da grandeza de nossa muita amada terra natal, general Setembrino”. Segundo a communicação da Repartição dos Telegraphos, era o seguinte o estado das linhas telegraphicas: 18<SC120,176> districto (séde Porto Alegre): Rio, boas; circuito de S. Paulo, via Uruguayana, boas; Buenos Aires, interrompidas; Alegrete, boas; Cachoeira e S. Leopoldo, boas. 19<SC120,176> districto (séde Pelotas) S. Maria: Colonias e Serra, boas. O serviço para Nonohay tambem estava interrompido. 

Collisão de vehiculos - Mais ou menos as 16 horas de hontem, deu-se, a rua Voluntarios da Patria, um choque entre duas carroças que trafegavam na mesma direcção. Uma dellas, guiada pelo seu proprietario, Antonio dos Santos, ao desviar-se de um outro vehiculo, foi de encontro a outra, que era guiada por Fidencio Guedes, a qual soffreu algumas avarias ficando com uma roda inutilizada. Não houve desastre pessoal. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

Cruz Alta, 19 - Acorreram aqui todos os corpos da brigada do Norte do commando do general Firmino de Paula, aos quaes foram incorporados numerosos contigentes vindos dos districtos, ficando na cidade cerca de mil e duzentos homens. Seguiram a noite anterior e desembarcaram hoje em Tupaciretan 2 corpos para enfrentar os revolucionarios do general Honorio Lemos, que vinha pela estrada S. Luiz em demanda da referida localidade, tendo antes se approximado de Santo Angelo. Dali esse chefe revolucionario retrocedeu, por ter sido a sua rectaguarda atacada pelas forças do dr. Flores da Cunha. Em telegramma que mandou passar de Ijuhy D.Z. o dr. Flôres continuou em perseguição de Honorio, que vae em direcção de Jary ou Boqueirão. Chegou aqui, acompanhado de um medico, o major revolucionario Democratino Silveira, que foi ferido quando commandava as forças que enfrentaram a columna do dr. Flores da Cunha. Em Carasinho varias familias chegaram dos municipios desabrigados pela BN.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de outubro na história
1905 - É decretada a greve geral na Rússia. 
1916 - Termina a Guerra do Contestado, com acordo de limites entre Santa Catarina e Paraná. 
1951 - Inauguração da primeira Bienal de Artes Plásticas, SP.
1979 - Luís Carlos Prestes retorna ao país após 10 anos exilado.
1994 - Morre o ator Burt Lancaster. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895