General Setembrino de Carvalho viaja para o Estado

General Setembrino de Carvalho viaja para o Estado

Correio do Povo do dia 14 de outubro de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

O general Setembrino de Carvalho chegou para negociar a paz

publicidade

Politica rio-grandense - O ministro da Guerra virá hoje para o Estado 

Rio, 13 - O general Setembrino de Carvalho, ministro da Guerra, partirá para ahi, amanhã, ás 9 horas, via S. Paulo. Acompanham o ministro, autoridades militares e membros do ministerio da Guerra.

Noticias de Santa Maria 

Santa Maria, 13 - O general Honorio Lemos atacou de surpreza o corpo provisorio de S. Luiz, havendo mortos e feridos, inclusive doze governistas afogados no rio Camaquam. Adeantam as noticias que, hoje, a columna revolucionaria apresentou-se ante a cidade de S. Luiz, encontrando opposição por parte do commando da guarnição federal para penetrar nella. 

DIVERSAS

As obras do Quartel General - Acham-se quasi concluidas as obras por que está passando o edificio do Quartel General. Este edificio, cuja planta é de autoria do então capitão Leyraud, desde a sua construcção e inauguração, em 1906, sendo commandante da Região o general Goldophim, não havia soffrido remodelação alguma. O general Eurico de Andrade Neves, logo após haver assumido o commando da Região, vendo a necessidade de reparos de que o mesmo carecia, autorizou o chefe do serviço de engenharia a abrir concurencia administrativa para os mesmos serem effectuados. Feita esta, apresentaram-se varios concurrentes, entre os quaes o sr. Horacio Fattori, cuja proposta foi aceita. Assim as obras de que o edificio carecia foram logo atacadas, já estando concluidos a pintura exterior, a remodelação da installação electrica e outros reparos de menor vulto. Falta ainda concluir a pintura interior do predio.

TELEGRAMMAS

O Senado vae funccionar no palacio Monroe

Rio, 13 - O Senado vae funccionar no palacio Monroe, que para tal fim está sendo convenientemente preparado de modo a que os representantes dos Estados tenham ali todo o conforto de que carecem e possam os serviços da casa funccionar perfeitamente. A permanencia do Senado no palacio Monroe será por muitos annos, de maneira que a despeza feita possa ser aproveitada, sem se pensar, tão cedo, pôr em execução o plano majestoso de um grande palacio no parque da praça da Republica.

Academia Brasileira de Letras 

Rio, 13 - A Academia Brasileira de Letras elegeu o sr. Henrique Lopes Mendonça para preencher a vaga de Guerra Junqueiro. Eram concorrentes os srs. Antero Figueiredo, Aquilino Ribeiro e Raul Brandão.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 14 de outubro na história

1835 - Começam a operar as primeiras barcas a vapor Rio-Niterói. 

1964 - Martin Luther King recebe o Nobel da Paz. 

1969 - AI-17 passa para a reserva militares dissidentes do Exército. 

1977 - Morre o cantor e compositor Bing Crosby.

1987 - João Figueiredo lança manifesto criticando a Nova República.

1994 - Yitzhak Rabin, Shimon Peres e Arafat recebem o Nobel da Paz.

O dia 15 de outubro na história

1827 - Criação do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro.

1864 - Princesa Isabel casa-se com o Conde D’ Eu. 

1917 - Mata Hari, dançarina holandesa, acusada de espionagem em favor da Alemanha, morre fuzilada. 

1940 - estreia do filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin. 

1978 - Declaração dos Direito dos Animais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895