Governo do Estado decreta ponto facultativo para as comemorações do Centenário da Independência

Governo do Estado decreta ponto facultativo para as comemorações do Centenário da Independência

Correio do Povo do dia 6 de setembro de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Comemoração do Centenário da Independência em Caxias do Sul.

publicidade

As commemorações do centenario - Ponto facultativo

O presidente do Estado resolveu que fosse considerado facultativo o ponto nas repartições publicas estadoaes, durante os dias 6, 7, 8 e 9 do corrente, afim de que os respectivos funccionarios possam associar-se às commemorações civicas projectadas, por motivo do Centenario da nossa independencia. 

Em Santo Amaro 

Realizar-se-ão na villa de Santo Amaro diversos actos commemorativos do centenario da independencia. Á meia-noite de 6 para 7 será queimada uma salva de bombas. No dia 7, missa campal, ás 10 horas. Á tarde passeata pela ruas, sendo entoados hymnos e canções patrioticas. 

DIVERSAS

O novo edificio da “A Federação” - A nossa collega “A Federação”, acaba de ultimar a installação de suas officinas e demais dependencias no predio recentemente construido, á rua dos Andradas, esquina da travessa Paysandu. Em vista disso, ficou resolvido fazer-se a sua inauguração hoje, entre as 18 e ás 19 horas. Hontem, veiu convidar-nos para assistirmos a este acto o nosso collega coronel Benjamin Flores. 

Inauguração de um quartel general - Amanhã, terá logar, em Cruz Alta, a inauguração do quartel general da 3ª brigada de artilharia. O tenente-coronel Simeão Pereira Reis, commandante do 6º regimento de artilharia, representará, nesse acto, aos generaes Cypriano Ferreira e Fabio Azambuja. Brevemente, será mudada de S. Gabriel para Cruz Alta a séde da 3ª brigada. O capitão Graciliano Negreiros irá amanhã á S. Leopoldo collocar, por ordem do ministro da Guerra, uma placa no quartel destinado ao 8º batalhão de caçadores e que se acha quasi concluido. Em seguida, irá o mesmo official para D. Pedrito, afim de dirigir as obras do novo quartel de cavallaria, daquella cidade. 

Objectos perdidos - Estão depositados no escriptorio desta folha: um brinco á phantasia, encontrado no Theatro Apollo, pelo sr. Carlos Homrich. 

TELEGRAMMAS

Contrabando de armas 

Livramento, 5 - O commandante da 7ª cavallaria, nomeou o capitão José Pinto Barreto para commandar as forças actualmente em vigilancia na linha divisoria e nas estações ferro-viarias, devido a denuncia do contrabando de armas. Calcula-se em 150 o numero de praças que vigiam os pontos acima referidos. 

As medalhas enviadas pelos reis dos belgas a officiaes e marinheiros brasileiros 

Rio, 5 - O embaixador da Belgica, sr. Adolf Max, e o barão A. Falon, foram communicar ao ministro da Marinha que trouxeram as medalhas enviadas pelo rei dos belgas aos officiaes e marinheiros da guarnição do couraçado “S. Paulo”, bem como aos officiaes postos ás ordens de suas majestades quando de sua estada nesta capital. 

Beneficio em favor do Retiro de Jornalistas 

S. Paulo, 5 - Promette revestir-se de grande brilhantismo o festival sportivo que a Associação Brasileira da Imprensa, nessa capital, promoverá, na proxima sexta-feira, em beneficio do Retiro dos Jornalistas. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de setembro na história

1922 - Hino Nacional, com letra de Osório Estrada é oficializado.
1973 - Morre o palhaço Piolim, aos 73 nos, em São Paulo.
1974 - Realização do primeiro Congresso Brasileiro dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. 
1979 - Brizola retorna ao país, após 16 anos exilado. 
1998 - Morre o cineasta japonês Akira Kurosawa. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895