Governo do Estado propõe medidas para frear contrabando de gado na fronteira

Governo do Estado propõe medidas para frear contrabando de gado na fronteira

Correio do Povo do dia 7 de maio de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Em Uruguaiana, funda-se uma Liga para dar combate ao contrabando.

publicidade

A repressão do contrabando de gado, xarque e seus derivados

Em uma conferencia com o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, o dr. Flores da Cunha fizera a s. ex. uma exposição do que se passa com a nossa pecuária, na fronteira. Na occasião, o dr. Borges de Medeiros deu-lhe sciencia das medidas tomadas pelo governo do Estado, sendo que uma dellas tinha sido telegraphar aos intendentes dos municipios limitrophes com as Republicas visinhas, no sentido de redobrarem de vigilancia na repressão de contrabando de gado. Acrescentou s. ex. que para se evitar o contrabando de xarque platino, no Brasil, como procedente deste Estado, determinará á secretaria da Fazenda, que emita as guias de xarque, depois da conferencia da repartição. 

DIVERSAS

Associação Rio Grandense de Imprensa - A directoria desta Associação resolveu inaugurar em sua séde social a Galeria Jornalistica destinada a perpetuar a memoria dos grandes vultos do jornalismo nacional, especialmente rio-grandenses. Passando a 13 do corrente o 114º anniversario da instituição da imprensa em nosso paiz, foi esta data escolhida para a inauguração da Galeria com o retrato do extincto jornalista Pedro Bernardino de Moura que, em 1855, fundou o “Echo do Sul”. Para esse fim será convocada uma assembléa geral extraordinaria da Associação, fazendo o elogio biographico do homenageado o major dr. Tancredo Fernandes de Mello. Na mesma occasião será inaugurado um quadro com um exemplar do “Diario de Porto Alegre”, primeiro jornal publicado nesta capital, em 1827, e exemplares antigos do “Echo do Sul” e do periodico critico “Carijó”, que eram dirigidos por Pedro Bernardino Moura. 

TELEGRAMMAS

Novo centro de diversões

Cachoeira, 5 - O sr. Costa Junior, conhecido emprezario, que volta á actividade theatral, vae installar um grande centro de diversões ao ar livre, com lotação para duas mil pessoas. 

O Centenario do Brasil 

A representação dos Estados Unidos na Exposição

Washington, 6 - Os altos funcionarios do Estado estão extremamente desejosos de dar a mais clara e insophismavel expressão e amizade pratica á politica adoptada pelos Estados Unidos para com a America Latina. Diz-se que o sr. Charles Hughes, secretario do Estado, está estudando seriamente a questão de representar, em pessoa o governo americano na exposição do centenario da independencia do Brasil e vae pronunciar um discurso no evento. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 7 de maio na história

1880 - Morre aos 76 anos o patrono do Exército, Duque de Caxias. 
1927 - Fundação da Varig, Viação Aérea Rio-grandense. 
1937 - Luís Carlos Prestes, defendido por Sobral Pinto, é julgado e condenado a 16 anos de prisão.
1947 - PCB tem registro cassado pelo TSE.
1995 - Jacques Chirac é eleito presidente da França. 

O dia 8 de maio na história

1908 - Serviço militar torna-se obrigatório para homens entre 21 e 44 anos.
1966 - Nasce o goleiro da seleção tetracampeã de 94, Cláudio Taffarel.
1980 - TSE concede a Ivete Vargas a sigla PTB, reivindicada por Brizola.
1991 - Collor troca a ministra Zélia Cardoso por Marcílio Marques Moreira no Ministério da Fazenda. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895