Governo regional da Baviera reage a medidas centralizadoras aprovadas no parlamento alemão

Governo regional da Baviera reage a medidas centralizadoras aprovadas no parlamento alemão

Correio do Povo do dia 27 de julho de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O governo bávaro discordou do que foi aprovado pelo Reichstag.

publicidade

Agrava-se a situação interna do Reich

Berlim, 26 - O governo bavaro publicou um decreto que visa substituir na parte referente á Baviera, a recente legislação, approvada pelo Reichstag, para armar o governo central com os necessarios meios para a defesa da Republica. O referido decreto omitte as seguinte clausulas: as do estabelecimento do tribunal especial; que dá a competencia ao ministro do interior da Allemanha para prohibir as reuniões e fechar as associações suspeitas; assim como a de que dá competencia ao governo central para prohibir que os membros das ex-casas reinantes, agora residentes no estrangeiro, voltem a Allemanha. O mesmo decreto recusa a permissão á policia, não bavara, para agir, officialmente dentro do territorio da Baviera. 

DIVERSAS

Os alumnos da Escola Militar - Os 333 dos alumnos da Escola Militar do Realengo, envolvidos no levante militar de que foi theatro a capital da Republica, na madrugada de 5 do corrente, foram mandados incluir na guarnição federal deste Estado. Essa turma, que embarcou, a 21 do corrente, por via terrestre, no Rio de Janeiro, com destino a esta capital, deverá aqui chegar hoje ou amanhã. Depois de servirem como soldados, pelo espaço de um anno nos corpos desta Região, esses alumnos serão excluidos, com baixa do serviço, sendo, nos temos da legislação em vigor, considerados, depois, reservistas de 1ª categoria do Exercito. Consultado pelo chefe do Estado Maior da Região, sobre a possibilidade de alojar-se esses alumnos no Collegio Militar, desta capital, o coronel José Rafael Alves de Azambuja, director deste instituto militar de ensino, em memorandum, respondeu ao chefe do Estado Maior, fazendo-lhe ver a inviabilidade desse alvitre. 

Novo theatro - O capitalista da praça de Pelotas sr. Rozauro Zambrano adquiriu por compra, ali por 100 contos de réis, um terreno sito á rua 15 de Novembro, entre Tiradentes e General Telles, para nelle construir elegante theatro, destinado exclusivamente a exhibições cinematographicas, especialmente quando o theatro Guarany esteja ocupado por companhias. 

TELEGRAMMAS

Gaspar Silveira Martins 

Caçapava, 25 - O directorio do partido federalista local fez celebrar, hontem, na igreja matriz desta villa, uma missa em homenagem á memoria do conselheiro Gaspar Silveira Martins. A esta cerimonia compareceram, além dos correligionarios do finado, diversas familias e membros da commissão executiva do partido republicano. A banda de musica Força e União tocou marchas funebres. 

A crise thetral na Inglaterra

Londres, 25 - Mal satisfeitos com os resultados financeiros colhidos no esforço despendido em favor dos actores e dirigentes de theatros, numerosos actores inglezes formaram agora uma cooperativa theatral em beneficio proprio. Lançando-se á aventura, elles vão tentar exito agora nos mais populares theatros londrinos. A cooperativa agirá sem directores e custeará as despezas de montagem como melhor lhe parecer, sendo admittidas na tentativa da empreza numerosas das principaes actrizes inglezas em completa igualdade de condições com os fundadores da cooperativa.

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 27 de julho na história

1924 - Bando do cangaceiro Lampião toma Sousa, na Paraíba.
1951 - Oscar de melhor ator é concedido a Humphrey Bogart. 
1953 - Guerra da Coreia termina com a divisão do país em Coreia do Sul e Coreia do Norte. 
1970 - Morre o ditador português Salazar. 
1980 - Morre o ex-xá do Irã Mohammed Reza Pahlevi

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895