Governo russo decreta medidas rigorosas para conter investida da oposição

Governo russo decreta medidas rigorosas para conter investida da oposição

Correio do Povo do dia 20 de setembro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Trotsky organizou o Exército Vermelho para combater os contras.

publicidade

O problema russo - Severas medidas contra os conspiradores 

Riga, 15 - Communicaram de Moscou que o governo bolchevista decretou medidas rigorosas para extinguir os centros de agitação anti-revolucionaria, tendo apurado que os “leaders” revolucionarios estavam se correspondendo por meio de codigos secretos, servindo-se para esse fim de varios agentes extrangeiros. Os srs. Antonoff, Nakime e o general Petliura são os principaes chefes da revolução mallograda. O centro da revolução seria numa localidade da Ukrania, onde os revolucionários haviam concentrado, recentemente, grande quantidade de viveres e munições. Segundo um radiogramma de Kiew foram effetuadas, naquella cidade numerosas prisões, sendo summariamente executados os mais comprommetidos no movimento.

DIVERSAS

O centenario de Dante - Encerrar-se-ão hoje as solemnidades promovidas pelo comité italo-brasileiro para commemorar o 6º centenario de Dante Alighieri. A de hoje realisar-se-á no Theatro S. Pedro, devendo ter inicio as 21 horas. O “comité” organisou em attraente programma e, pelo enthusiasmo reinante, é de se esperar que a commemoração de hoje tenha tambem grande brilho. A grande orchestra do “Centro Musical” executará um escolhido programma. O Theatro S. Pedro será convenientemente ornamentado, devendo no respectivo saguão tocarem bandas de musica. Os ingressos poderão ser procurados na séde da “Dante Alighieri”, á rua Misericórdia n. 7. 

A successão presidencial - O “Comité Academico Pró Nilo-Seabra realisará, hoje, ás 19 horas, á praça Senador Florencio, um “meeting” de propaganda dessas candidaturas á presidencia e vice-presidencia da Republica no proximo quadrienio.. Entre outros oradores falará o dr. Oswaldo Aranha. 

Morreu em consequencia de uma picada de aranha - Ha dias, foi picada por uma aranha a menina Anna de 2 annos de idade filha do sr. Severino Bordini e residente á rua João ignacio n. 178. Em consequencia desse accidente, em que a menina foi mordida por uma aranha, a referida veiu a fallecer hontem.

TELEGRAMMAS

A chegada de uma numerosa leva de immigrantes europeus

Rio, 18 - O “Poconé” , que hoje fundeará no porto desta capital, procedente de Hamburgo, com diversas escalas, traz para esta capital, 1.146 passageiros. Destes 1.114 são immigrantes de differentes nacionalidades. 

O centenario de Dante 

Florença, 17 - O rei Victor Manoel chegou ao Palacio Della Signoria, sendo, a entrada do mesmo, muito acclamado pela multidão que enchia a rua. No grande salão foi solemnemente commemorado o sexto centenario de Dante, em presença do rei, dos ministros, presidentes do Senado e da Camara, missões extrangeiras, corpo consular, prefeitos das grandes cidades da Itália, autoridades, notabilidades e povo. Discursaram os prefeitos de Florença, Roma e Ravenna, o ministro da Instrucção Publica e o senador Delnugo, sendo este um eminente dantologo. O senador Delnugo fez uma erudita e comovente apreciação da vida de Dante, sendo acclamado pelo rei, autoridades e representantes extrangeiros. Em seguida visitaram o museu dantesco. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de setembro na história

1902 - Lançamento da Revista “O Malho”.
1914 - Primeira partida de futebol jogada entre Brasil e Argentina.
1932 - Gandhi, líder anticolonialista da Índia, inicia greve de fome.
1934 - Nasce a atriz italiana Sofia Loren. 
1946 - Realização do primeiro Festival de Cinema de Cannes.
1977 - MDB inicia campanha pela Constituinte.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895