“Segundo fomos informados, ontem, no Quartel-General, nada de novo ocorrera quanto à nova invasão do Estado por forças revolucionárias. Um dos despachos telegráficos recebidos pelo Comando da 3ª Região Militar adiantava que as forças ao mando do chefe rebelde Honório Lemes haviam se internado no Caverá.
Ordem de prisão contra Honório Lemes — O dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, recebeu do sr. Nabuco de Gouvêa, ministro plenipotenciário do Brasil no Uruguai, o seguinte telegrama: ‘Montevidéu, 3 — Todos os jornais transcrevem a seguinte nota do Governo, que recebi hoje, à tarde: Ordem de prisão contra el sr. Honorio Lemes. La Presidencia de la República, por intermedio del Estado Mayor del Ejército, ha dictado a las autoridades nacionales fronterizas orden de prisión contra el jefe revolucionario brasileño Honorio Lemes, de quien se presume se encuentre en territorio uruguayo o al cual pretende internarse de un momento al otro. La orden de referencia es también extensiva hasta quienes lo acompañen, ya fueren fuerzas armadas, las que serán disueltas de inmediato. Tampoco se permitirá por la frontera el acceso de ningún destacamento de fuerzas brasileñas, impidiéndose, también, que pasem del Uruguay a país vecino’.”
“O jornal ‘El Dia’ de ontem publica o seguinte telegrama de Rivera: ‘Agrava-se cada vez mais a situação no Rio Grande com este novo movimento revolucionário. Depois de haver-se normalizado à noite anterior, a campanha volta agora a estalar no Sul. Toda a extensão da nossa linha fronteiriça, na parte de baixo, está formada por amigos parciais, que acompanham o desastre das paixões violentas e das vinganças pessoais. A população de Sant’Ana [Santana do Livramento] encontra-se muito alarmada com as medidas tomadas pelas forças governistas, emigrando uma infinidade de famílias para esta cidade.
Diz-se que o chefe revolucionário Honório Lemes passou pela Picada do Aipo com grupo de homens bem municiados, arrebanhando cavalhadas nos estabelecimentos e campos que encontrou em sua passagem. A ponte de Porteirinha foi completamente destruída por um grupo revolucionário, o qual incendiou a estação do mesmo nome. O trem que devia passar ali foi assaltado, prendendo os assaltantes muitos passageiros, entre eles o dr. Saleira, o capitão Barreto e um sr. Cunha, parente do chefe militar da dita praça. Foi também feito prisioneiro o sr. Nery, forte fazendeiro no município de Livramento. As forças governistas de Livramento efetuaram rigorosas requisições de cavalos, chegando até a despojar os animais das carruagens. Correm rumores de que o chefe legalista, sr. Tauro Diogo, foi feito prisioneiro por um grupo de revolucionários e que o sr. Cunha Clemente foi derrotado ontem à tarde. Na tarde de ontem, foi assassinado, em Livramento, por vários emigrados de Rivera, o sr. Miguel da Cunha Caballero, encontrando-se justamente alarmada a população, com o temor de que se repitam feitos dessa natureza.
Os chefes revolucionários Honório Lemes e Júlio Barrios e sua gente marcham em direção ao Caverá. Os revolucionários que se encontravam acampados na terceira seção deste departamento invadiram o Brasil, resultando ineficazes os esforços realizados pelas autoridades locais, a fim de evitar a invasão. O comando das forças invasoras está com os chefes do anterior movimento, Honório Lemes, Júlio Barrios e Trindade. O jornal ‘O Republicano’ novamente ataca com violência as autoridades judiciárias desta cidade, fazendo-as responsáveis pela invasão contra o Brasil. Dada a situação gravíssima por que se atravessa, seria conveniente que o nosso governo enviasse imediatamente forças militares suficientes para manter a neutralidade e evitar uma possível repetição dos anteriores sucessos de ‘Los Galpones’.”
_
Positivismo em baixa
“‘O Globo’ publica o resultado do encontro que um dos seus redatores teve com o sr. Teixeira Mendes, chefe da Igreja Positivista. Começa dizendo que houvera uma época em que a população, fosse ou não desse credo filosófico, ouvia sempre, senão com agrado, pelo menos com respeito, a palavra dos positivistas. Era aquela em que as figuras de Júlio de Castilhos, Benjamin Constant e Miguel Lemos, coerentes com as suas atitudes e opiniões, apareciam aureoladas por uma sinceridade que infundia confiança e admiração aos próprios adversários. Continuando, diz que, atualmente, os discípulos de Augusto Comte são tratados com irreverência, devido às contradições dos seus atos de todos os dias. ‘A pior onda de irreverência que se espraia agora sobre os arraiais positivistas, devido aos rombos abertos no dique da seriedade, que a ressaca dos interesses abriu nos últimos tempos, começa a atingir os próprios vultos do passado.’ [...]”
Primeiras edições
Da edição do dia 5 de outubro de 1895, sábado, edição n. 5
Socialismo
“Um grande congresso socialista alemão será aberto em Breslau, no dia 6 de outubro corrente. Delegados de todos os comitês operários do império irão assistir. Neste congresso discutir-se-ão as medidas a tomar para resistir com sucesso à campanha que contra o partido socialista começa a realizar o governo central. Os srs. Liebknecht, Betel, Guillenberg e seus outros principais ‘leaders’ prometeram vir também.”
_
Telégrafo
“Os últimos sucessos revolucionários [Revolução Federalista de 1893-95] prejudicaram bastante a boa marcha do serviço postal, havendo mesmo, em diversas localidades do Estado, agências que se acham acéfalas, por abandono ou morte dos respectivos funcionários. Sabemos que o atual administrador dos correios, sr. tenente-coronel Marcos de Andrade, empenhado em melhorar quanto possível o serviço que dirige, vai mandar em comissão diversos empregados restabelecer as agências cujo funcionamento fora interrompido.”
Da edição do dia 6 de outubro de 1895, domingo, edição n. 6
Sergipe
Rio, 5 de outubro. “Na sessão de ontem, do Senado, o dr. Coelho Rodrigues falou longa e brilhantemente, provando que é legal o governo de Sergipe.”
“Na Assembleia daquele Estado foram ontem pronunciados os mais violentos discursos contra a comissão do Senado Federal, que deu parecer contrário ao atual governo de Sergipe. Telegramas dali recebidos dizem que os oradores concitaram os sergipanos a pegar em armas para defender a autonomia do Estado contra a intervenção do centro.”
O dia 6 de outubro na história
- 1600 “Eurídice”, a mais antiga ópera com registro sobrevivente, estreia em Florença.
- 1762 Tropas britânicas capturam Manila, capital da colônia filipina espanhola.
- 1887 Nasce o arquiteto franco-suíço Le Corbusier, um dos pioneiros da arquitetura moderna.
- 1889 Aberto em Paris o célebre cabaré Moulin Rouge.
- 1908 A Áustria-Hungria formalmente anexa a Bósnia e Herzegovina, então parte do Império Otomano, e desencadeia a Crise da Bósnia.
- 1916 Nasce Ulysses Guimarães, advogado e político, deputado em diversas legislaturas, opositor à ditadura brasileira e presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987.
- 1927 Estreia “The Jazz Singer”, o primeiro filme sonoro, com falas e canto sincronizados em um disco de acetato.
- 1934 O presidente da Catalunha, Lluís Companys, proclama o Estado Catalão.
- 1940 Morre no Rio o médico Adolfo Lutz, epidemiologista pioneiro e inovador na área de bacteriologia.
- 1973 A Guerra do Yom Kippur começa após ataque coordenado de Egito e Síria contra Israel.
- 1974 Emerson Fittipaldi sagra-se campeão mundial de Fórmula 1 pela segunda vez.
- 1976 A facção maoísta Camarilha dos Quatro é presa pelo premiê chinês e a Revolução Cultural é encerrada.
- 1976 Polícia, paramilitares de direita e espectadores matam dezenas de manifestantes de esquerda que ocupavam a Universidade Thammasat, na capital da Tailândia.
- 1981 O presidente egípcio Anwar Sadat é assassinado por extremistas islâmicos durante uma parada no Cairo.
- 1987 O país insular de Fiji, no Pacífico, se torna uma república.
- 1989 Morre na França a atriz americana Bette Davis.
- 1999 Morre em Lisboa a cantora Amália Rodrigues, “rainha do fado”.
- 2010 O Instagram é fundado pelo americano Kevin Systrom e o engenheiro brasileiro Mike Krieger.
- 2018 Morre em Barcelona a soprano catalã Montserrat Caballé.
- 2020 Morre na Califórnia o músico holandês-americano Eddie Van Halen, guitarrista da banda Van Halen.
- 2024 Morre na Argélia o ex-jogador e treinador holandês Johan Neeskens, meio-campista da nacional holandesa conhecida como Laranja Mecânica, vice-campeã nas Copas de 1974 e 1978.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
