Grande Hotel em Porto Alegre

Grande Hotel em Porto Alegre

Correio do Povo do dia 28 de abril de 1921, quinta-feira, noticiava:

O Grande Hotel ficava nas esquinas da Rua da Praia e Caldas Jr.

publicidade

Grande Hotel 

No Grande Hotel (novo), de propriedade do sr. Christino Cuervo, estão sendo introduzidos varios melhoramentos necessarios ao conforto e recreio dos seus hospedes. Além da pintura interna do edificio, feita com bom gosto artistico, na area posterior do hotel, está sendo, agora preparado um jardim, para gôso exclusivo dos hospedes. O sr. Christino Cuervo contractou uma orchestra, que, começando a tocar á hora do jantar, prolongará as suas audições até ás 21 horas. Resolveu ainda offerecer aos seus hospedes e á sociedade de Porto Alegre, uma ou duas vezes por semana, um chá concerto seguido de danças. 

DIVERSAS

Uma nova epidemia? - O vapor Indiana que costuma tambem fazer escalas no porto do Rio Grande, tanto na ida como na volta da Italia, chegou ha dias ao Rio de Janeiro com procedencia de Genova e escalas. Segundo os jornaes cariocas, o medico do transatlantico italiano declarou que os portos do Mediterraneo estão assolados por epidemias terriveis, semelhantes á hespanhola, que de módo tão desolador ceifou innumeras vidas. Esta alarmante noticia foi communicada aos representantes da Saude do porto, pelo medico de bordo, dr. Attila Vallega, por occasião das visitas regulamentares. Após a chegada do Indiana no porto do Rio de Janeiro, para bordo se dirigiram os medicos da saude do porto, que foram recebidos no portaló do navio, pelo medico de bordo que, incontinenti os levou para a enfermaria do Indiana. Essa parte do transatlantico estava repleta de doentes. Os leitos achavam-se em sua quase totalidade occupada por homens, senhoras e crianças enfermas. O navio estava transformado em verdadeiro hospital fluctuante. Os enfermos eram os que em sua maioria se destinavam a Buenos Aires. Accrescentam os jornaes cariocas que durante a viagem empreendida pelo Indiana, viagem essa que durou 18 dias, registraram-se 4 obitos. Os quatro cadaveres foram lançados ao mar visto o navio se achar longe da costa quando os obitos se verificaram. Diante do máo estado sanitário, os medicos da Saude Publica resolveram interditar o navio.

TELEGRAMMAS

Inauguração do Theatro Guarany

Pelotas, 27 - Será no proximo sabbado a inauguração do Theatro Guarany, com a estréia da Companhia Lyrica Marranti que, tendo embarcado hontem, em Buenos Aires, aqui chegará na proxima sexta-feira. A peça de estréia será o Guarany, devendo no domingo ser cantada a Gioconda. Ha extraordinario enthusiasmo, não só para o acto inaugural como para a estação Lyrica, tendo ás assignaturas attingindo a um numero nunca registrado. Serão prestadas varias homenagens aos fundadores do referido theatro, figurando entre ellas a collocação de uma placa de bronze como gratidão do povo pelotense.
As novas propostas allemãs

Paris, 27 - Por occasião da sessão realizada hoje pela Camara o sr. Briand, chefe do governo occupou a tribuna para expor os resultados da conferencia que acaba de se realizar em Hythe, tendo-se mostrado satisfeito com o accordo completo ali constatado. A proposito, citou elle, as declarações feitas pelo sr. Lloyd George na Camara dos Comuns affirmando que se a Allemanha não cumprisse as obrigações assumidas os alliados occupariam Ruhr. 

A grafia da época está 
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de abril na história
1928 - Fundação da Escola de Samba Mangueira no RJ.
1931 - Revolta de três batalhões da Força Pública contra o interventor de São Paulo, João Alberto.
1945 - Durante a Segunda Guerra, Mussolini é preso e enforcado pela guerrilha comunista ao tentar fugir da Itália. 
2001 - Morre o pintor e ilustrador Carlos Scliar. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895