Greve dos padeiros toma proporções violentas

Greve dos padeiros toma proporções violentas

Correio do Povo do dia 10 de janeiro de 1923, quarta-feira, noticiava

Renato Bohusch

Com a greve dos padeiros, os proprietários das padarias passaram a produzir os pães

publicidade

A gréve 

Continuava, hontem, no mesmo estado, a gréve dos padeiros, declarada ha dias, nesta capital. Conforme annuncio feito pela União dos Proprietarios de Padarias, Biscoutarias e Confeitarias, resolveram estes fabricar, a partir de hoje, pão, que será vendido no balcão de seus estabelecimentos depois das 12 horas. Pela madrugada de hontem, alguns desconhecidos saltaram a cerca do predio n. 1, da rua São Manoel, onde funcciona a Padaria Mineira, de propriedade dos srs. Hyppolito Feijó e Antonio Morens. Uma vez ali, os assaltantes atearam fogo em uma das carroças de distribuição de pão, mas, presentidos pelos proprietarios do estabelecimento, puzeram-se em fuga, sendo perseguidos sem serem alcançados. Os proprietarios da padaria presumem que este caso se relaciona com a actual gréve dos padeiros. Hoje á noite será effectuada uma nova reunião dos padeiros. 

DIVERSAS

Associação Christã de Moços - No proximo sabbado, realizar-se-á a inauguração official da séde propria desta agremiação, á rua Vigario José Ignacio, n. 49. Nessa occasião serão entregues os diplomas aos moços que terminaram, o anno passado, o curso de guarda-livros, mantido por esta instituição. Fará parte também do programma desta noite, a entrega de 39 medalhas aos vencedores das diversas provas athleticas do ultimo campeonato de jogos olympicos; duas taças pequenas e a taça “Wanderprais” que está em poder da sociedade “Turner-Bund” e que passará agora para o Club de Regatas Almirante Barroso, que conseguiu o maior numero de pontos. A directoria da Associação resolveu franquear a entrada para o publico em geral nesse dia, das 16 ás 19 horas. 

A grande enchente em Pelotas - As chuvas torrenciaes que cairam recentemente, conforme noticiaram os nossos telegrammas, produziram enchente, no logar denominado Retiro, em Pelotas, causando consideraveis prejuizos materiaes. As aguas attingiram altura raras vezes observadas naquella zona. No estabelecimento commercial do sr. Gustavo Brauner Filho, a agua attingiu a altura do balcão. Assistia-se ali, a um espectaculo apavorante, não se podendo calcular de prompto os prejuizos. 

TELEGRAMMAS

Anna de Castro Osorio

Santa Maria, 9 - Alcançou brilhante successo a conferencia que a escriptora portugueza d. Anna de Castro Osorio realizou no Collegio Elementar sobre o thema “A mulher brasileira e a mulher portugueza.”

Viagens de automovel a Barra do Ribeiro 

Dores do Camaquã, 9 - O sr. Theodomiro Vieira adquiriu um automovel Adler, que empreenderá viagens rapidas entre esta villa e a Barra do Ribeiro.

Politica rio-grandense. A viagem do dr. Assis Brasil a São Paulo 

S. Paulo, 9 - Chegará amanhã a esta capital, procedente do Rio de Janeiro, o dr. Assis Brasil. S. s. terá festiva recepção, sendo na occasião de desembarcar saudado pelo deputado Armando Prado. No dia 13, realizar-se-á no “Hotel Terminus”, por iniciativa da Sociedade Rural Brasileira, um grande banquete em sua homenagem, havendo desde já grande numero de adhesões ao evento. Saudal-o-á ahi o dr. Julio Mesquita Filho, director da empresa do jornal “Estado de S. Paulo”. 

A grafia da época está presevada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de janeiro na história

1911 - Decretado o descanso obrigatório aos domingos em Portugal.

1920 - Criação da Liga das Nações.

1971 - Morre a estilista Coco Chanel. 

1973 - O primeiro filme premiado no Festival de Cinema de Gramado é “Toda Nudez Será Castigada”, de Arnaldo Jabor. 

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895