Greve geral causa transtornos no transporte ferroviario da Itália

Greve geral causa transtornos no transporte ferroviario da Itália

Correio do Povo do dia 4 de agosto de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Durante a greve deram-se alguns choques entre fascistas e socialistas.

publicidade

A situação creada pela parede geral

Roma, 2 - A situação decorrente da greve geral continua a ser muito séria, embora o governo adoptasse rapidas e energicas medidas para fazer face á crise. Um communicado do Ministerio do Interior diz que ate as 21 horas de hontem apenas oito trens que deviam partir da estação desta capital haviam deixado de sair devido á greve. Vinte trens partiram como de costume, com pessoal militar ou voluntarios fascistas. A tropa protege as estações e as propriedades das companhias. O serviço para os suburbios continua a ser feito quasi em condições normaes e as linhas sub-urbanas e inter-provinciaes continuam a funccionar regularmente. 

DIVERSAS 

Aviadores portuguezes - Por telegramma recebido hontem, do Rio, o consul de Portugal foi informado de que os heroicos aviadores portuguezes, a proposito da sua projectada visita ao Rio Grande do Sul, desejam tornar publico o seu reconhecimento pelas homenagens que neste Estado lhes foram feitas, lamentando que a falta de tempo os impeça de vir aqui. Os aviadores luzitanos deviam ter seguido, hontem, para o norte do paiz, com intenção de voltar ao Rio para assistir á chegada do presidente da Republica Portugueza. 

Estradas em máo estado - Do municipio de Gravatahy recebemos varias reclamações sobre o mao estado em que se encontram varias estradas de rodagem, como a que vae desta capital a Canoas; a do Gravatahy que vae desta villa ao porto de embarque e finalmente a que parte de Gravatahy para a séde do 5º districto. Assim, com as ultimas chuvas, todas essas estradas estão intransitaveis. Para esse facto os reclamantes pedem-nos que chamemos a attenção a quem competir.

Asylo de Mendicidade - Movimento do Asylo de Mendicidade durante o mez de julho findo : existiam recolhidas 105 pessoas, sendo 54 homens e 51 mulheres; entraram 5 homens e 3 mulheres sairam por solicitação propria e 4 por fallecimento. 

TELEGRAMMAS

Foi pescado um tubarão que continha um esqueleto humano 

Rio, 3 - Foi pescado na costa da Bahia um tubarão de seis metros de comprimento. Rebocado para a praia e ali aberto pelos pescadores, verificou-se que continha em seu bojo um esqueleto humano. 

Foi approvado no Senado o projecto que institue uma pensão ao senador Ruy Barbosa 

Rio, 3 - Na sessão de hoje, do Senado foi encerrada a discussão do projecto concedendo a pensão annual de cem contos de réis ao senador Ruy Barbosa. 

Os acontecimentos da Allemanha 

Londres, 3 - O correspondente do “Daily Mail”, em Berlim, communica que o general Hindenburg partiu em companhia do general Ludendorff, com destino á Baviera, onde ambos tencionam passar algum tempo. Noticiando a viagem dos chefes militares dos monarchistas allemães o correspondente do jornal londrino accentua o facto de continuar a Baviera cada vez mais encarniçada na hostilidade de seu governo contra o do Reich.

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 4 de agosto na história

1849 - Morre na Itália Anita Garibaldi, companheira de Giuseppe Garibaldi.
1909 - Nasce o arquiteto e paisagista Burle Marx. 
1944 - É descoberta pela Gestapo, a menina judia Anne Frank, que deixou diário sobre o tempo que passou escondida na Segunda Guerra Mundial. 
1970 - Morre Oscarito, um dos principais atores de chanchadas.
1987 - Morre o ator e compositor Dick Farney. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895