Grupo armado pró-Assis Brasil mantém Passo Fundo sob sítio; tiroteio é registrado

Grupo armado pró-Assis Brasil mantém Passo Fundo sob sítio; tiroteio é registrado

Correio do Povo do dia 30 de janeiro de 1923, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Em Dom Pedrito foi formado um comitê de revolucionários pró-Assis.

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

Soledade, 27 - Sabe-se aqui que a cidade de Passo Fundo continua sitiada pelos opposicionistas, tendo havido forte tiroteio na noite passada. As forças sititantes acham-se sob o commando do coronel Pedro Lopes, João do Padre e Salustiano de Padua. O dr. Nicolau Vergueiro, intendente de Passo Fundo, pediu ao intendente deste municipio que communicasse ao governo do Estado a situação em que se acha. 

Soledade, 27 - Tendo as autoridades concentrado nesta villa cerca de 200 homens armados, os partidarios do dr., Assis Brasil julgando-se com isso ameaçados, aprestaram-se a organisar grupos no interior do municipio no intuito de defenderem-se contra possiveis violencias. 

DIVERSAS 

Serviço de bondes - Tendo se dado um pequeno desarranjo em uma turbina geradora de energia electrica da companhia Força e Luz, o serviço de bondes será diminuido de algumas viagens durante dois ou tres dias. 

As obras do edificio da Alfandega - No dia 25 do corrente foi assignado na Delegacia Fiscal neste Estado, contrato para o proseguimento das obras do edificio da alfandega nesta capital. Esse contracto foi feito, ainda por indicação do delegado fiscal neste Estado, sr. Bernardino de Sena Ferreira de Carvalho e por determinação da Directoria do Patrimonio Nacional do Ministerio da Fazenda, em 24 de novembro do anno findo. A firma contratante comprometteu-se a dar prompta a referida obra, no prazo de quinze meses. 

Reclamação - Moradores do Caminho do Meio, em carta que nos dirigiram, solicitam por nosso intermedio, que a Intendecia Municipal mande installar um chafariz para fornecimento de agua aos moradores dali. Aquella via publica, pela sua numerosa população ha muito vem requerendo este melhoramento. 

Photographia Popular - De sua viagem ao Rio de Janeiro, regressou hontem, o sr. Carlos Gatti, proprietario da Photographia Popular e que ali fôra adquirir material destinado a melhorar o seu estabelecimento. 

TELEGRAMMAS

Aggrava-se a situação no Ruhr

Foi proclamada a lei marcial na região occupada

Dusseldorf, 27 - Desde ás 22 e meia horas de hontem, foi declarada sob a lei marcial a região occupada fechando-se todos os cafés, hoteis, theatros e cabarets. Antes mesmo da applicação do decreto, o burgo-mestre desta cidade, sr. Schmidt e o director da policia foram detidos. Diz-se que, ao ser apresentado as autoridades o director da policia affirmou: “Os senhores hão de ver que o Ruhr é um prato dificil de digerir. Esse general regressou hontem, pela manhã, daquella região, fazendo uma exposição do presidente do conselho de ministros, sr. Poincaré, sobre o estado de coisas na região por elle visitada. 

Berlim, 29 - Foram condemnados á morte, pela corte marcial, quatro implicados no assassinato de um tenente do exercito belga. Quanto aos seis outros accusados na responsabilidade desse crime tres foram condemnados a vinte annos de prisão
Communicam de Coblença que a greve geral dos ferroviarios está se ampliando em outros locais. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 30 de janeiro na história

1859 - Primeira linha de bondes puxados a burro, para o Alto da Boa Vista, RJ. 
1912 - Nasce o compositor Herivelton Martins.
1933 - Hitler é nomeado chanceler do Reich. 
1946 - Proclamada a República da Hungria. 
1980 - Manifesto da criação do Partido dos Trabalhadores (PT). 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895