Hidroavião Fairey 401 chega a Fernando de Noronha

Hidroavião Fairey 401 chega a Fernando de Noronha

Correio do Povo do dia 9 de maio de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Aviadores portugueses sobrevoam a ilha de Fernando de Noronha.

publicidade

O raid aereo Lisboa-Rio 

Fernando de Noronha, 7 - O paquete “Bagé” e o cruzador “Republica” deixaram os rochedos de S. Paulo, com destino a esta ilha, afim de desembarcar aqui o avião “Portugal”, visto a impossibilidade de fazel-o nos rochedos, devido ao mar agitado. 

Fernando de Noronha, 8 - O paquete “Bagé” chegou, pela manhã, sendo á tarde, desembarcado o hydro-avião “Portugal”. Os aviadores realizaram um vôo de experiencia, funccionando o apparelho em magnificas condições. 

Lisboa, 6 - O ministro das Relações Exteriores sr. Barbosa Magalhães, prometteu iniciar negociações diplomaticas afim de obter seja concedido aos aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho o premio Nobel com o apoio do Brasil. 

DIVERSAS 

Uma viagem de automovel - Acabam de chegar a esta capital os srs. Byron Sheepard e Oswaldo Kroeff, que fizeram uma viagem de automovel, de ida e volta, desta capital a Jaguarão. Na sexta-feira, 29 do mez findo, daqui partiram num doble phaeton Ford, tendo, na terça-feira da semana passada, chegado a Jaguarão, de onde partiram no dia seguinte, de regresso para aqui, chegando sabbado ultimo. A viagem foi feita sem o menor incidente, marcando o velocimetro um percurso de 714 milhas, cerca de 1.250 kilometros, consumindo cinco caixas de gazolina e meia lata de kerozene como combustivel e 6 litros de oleo lubrificante. Percorreram elles, na ida e na volta, os municipios de Porto Alegre, Dores de Camaquam, S. Lourenço, Pelotas, Arroio Grande, Jaguarão, Herval, Cacimbinha, Piratiny, Cangussu, Encruzilhada e S. Jeronymo. 

“Raid do Centenario” - Na proxima segunda-feira, realisar-se-á, no cine-theatro Guarany, o primeiro dos festivaes que os organisadores do grupo de escoteiros vão promover, nesta capital, para ser levado a effeito o “raid” pedestre Porto Alegre-Rio de Janeiro”. Além de um escolhido film, cedido pela empreza daquella casa de diversões, figurarão na mesma festa, mais alguns interessantes numeros de canto e musica. 

TELEGRAMMAS

Foi fundada a Liga Nacional de Uruguayana

Uruguayana, 6 - Em reunião dos fazendeiros deste municipio, foi fundada a Liga Nacional de Uruguayana, que tem grande numero de socios. A Liga tem por fim combater por todos os meios o contrabando em geral, especialmente o contrabando de gados e derivados da industria pecuaria. De accôrdo com os estatutos, a Liga terá uma directoria, que ficou constituida pelos srs. Baldomero Barbará, Oswaldo Aranha e Francisco Carvalho Junior. Ao delegado fiscal a Liga dirigiu um telegramma, communicando a sua fundação, enviando tambem um officio a esse funccionario expondo as medidas que tomará contra o contrabando de gado. Os fazendeiros de Itaquy cogitam tambem da fundação de uma Liga contra o contrabando de gado. A Liga Nacional de Uruguayana enviará um de seus membros a Itaquy a fim de activar a fundação da liga dali. A Liga daqui publica um annuncio oferecendo um premio á pessoa que informar sobre a introducção de gado contrabandeado. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de maio na história

1920 - Canonização de Joana D’Arc.
1946 - Nasce a atriz Candice Bergen. 
1960 - Autorizada a venda de anticoncepcional nos EUA.
1978 - Corpo de Aldo Moro, político italiano sequestrado pelas Brigadas Vermelhas, é encontrado em Roma.
1994 - Nelson Mandela é eleito presidente da África do Sul.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895