Hidroavião Portugal realiza primeira travessia aérea pelo Atlântico Sul

Hidroavião Portugal realiza primeira travessia aérea pelo Atlântico Sul

Correio do Povo do dia 2 de abril de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, raid aéreo Lisboa-Rio.

publicidade

Raid aereo Lisboa-Rio

Lisboa, 1º - O hydroavião “Portugal”, depois de haver coberto a primeira etapa e 170 milhas em direcção ao Rio de Janeiro, gastando apenas 7 1/2 horas, seguirá, segundo radiogramma aqui recebido, para Cabo Verde. A segunda etapa, conforme está marcado, será iniciada amanhã. A permanencia dos arrojados aviadores no Cabo Verde será demorada, não só porque lhes será necessario reparar e refrigerar o apparelho, como tambem os aviadores precisam descansar e esperar que venham noites de luar, para, então, fazerem o vôo directo de Cabo Verde a Fernando de Noronha em 18 horas, seguindo finalmente dahi, com destino ao Rio de Janeiro, via Pernambuco e Bahia.

DIVERSAS

A Folha - Sob a direcção do nosso collega dr. Luiz Henrique de Souza Lobo, deverá apparecer, amanhã, nesta capital o 1º numero do jornal “A Folha”, que virá preencher uma lacuna existente na imprensa do nosso Estado, pois que a circulação será feita todas ás segundas-feiras, pela manhã. O novo semanario, alem de um escolhido corpo de collaboradores, trará um amplo noticiario local e desenvolvido serviço telegraphico.

Pintor Luiz Maristany - Regressou, ha dias, da excursão que fez á região colonial italiana o pintor hespanhol Luiz Maristany, que ha algumas semanas aqui chegara. Naquella pitoresca região do Estado, como nos arredores desta capital, Luiz Maristany colheu numerosos assumptos para uma collecção de telas que, como já noticiámos, é sua intenção apresentar-nos aqui e expôr, em seguida, no Rio. Vai elle, agora, ultimar os seus trabalhos e em fins de abril fará uma exposição, em Porto Alegre.

TELEGRAMMAS

Novo systema de chaminés para locomotivas

Cruz Alta, 1º - Foi, hontem, feita experiencia, com completo exito, do novo systema de chaminés para locomotivas, inventado pelo sr. Olmiro Pinto, chefe do Deposito da Viação Ferrea. Esse invento consiste em evitar fagulhas, embora a locomotiva queime lenha, sem auxilio de peneira.

A chegada do ministro da Guerra

Santa Maria, 1º - Esteve festiva a recepção ao dr. Pandiá Calogeras, ministro da Guerra, o qual, em companhia dos generaes Candido Rondon e Abilio Noronha, acaba de regressar do campo de manobras de Saycan. Amanhã mesmo o dr. Calogeras proseguirá viagem para Cachoeira, onde vae assisitir o lançamento da pedra fundamental de dois quarteis, devendo chegar a essa capital no dia 5.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de abril na história

1910 - Nasce o espiritualista Chico Xavier. 
1964 - Ranieri Mazilli, presidente da Câmara, assume a presidência com a deposição de Jango. 
1974 - Morre o estadista francês Georges Pompidou. 
1982 - A Argentina invade a ilha das Malvinas.
1991 - A Geórgia vota a independência da URSS.

O dia 3 de abril na história

1915 - Depois de 54 dias de conflito, cai o maior reduto de resistência da Guerra do Contestado. 
1924 - Nasce a cantora norte-americana Doris Day. 
1972 - Criação do Parque da Serra da Canastra. 
1986 - Aprovado o Plano Nacional de Informática. 
1990 - Morre a cantora norte-americana Sarah Vaughan.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895