Após ser preso em novembro de 1923 pela sua liderança na tentativa de golpe do Putsch da Cervejaria, Adolf Hitler permaneceu na cadeia por apenas um dos cinco anos a que fora condenado. Foi liberado em dezembro de 1924, apesar dos protestos de representantes do judiciário e de diversas figuras importantes da política alemã.
“O ministro do Interior manifestou-se contrário à libertação do sr. Hitler sob palavra e alegou que o mesmo, estando preso, conspirou, organizando sociedades ilegais, como a ‘Oberland’, a qual se vira obrigado a mandar fechar. Os círculos nacionalistas estão muito excitados.”
Resquícios da Revolta Paulista
“O ministro da Guerra, marechal Setembrino de Carvalho, recebeu ontem o seguinte telegrama do general Nepomuceno Costa, comandante da primeira circunscrição militar, com sede em Campo Grande. ‘Acaba de chegar a seguinte notícia da linha da frente: ‘Em São João rendeu-se às nossas forças um batalhão revolucionário da Força Pública de S. Paulo, com o efetivo de 200 homens, toda a oficialidade, com quatro metralhadoras pesadas, uma leve, armamento, munição, gêneros e barracas. Coronel Antonio Gomes.’ Travou-se também um combate acima de S. João, onde foram derrotados os rebeldes [...], ficando no campo da luta muitos mortos, prisioneiros e feridos. [...]’”
Homenagens
“O ‘Correio do Povo’, que ontem comemorou o 29° aniversário de sua fundação, recebeu, por esse motivo, inequívocas demonstrações de apreço, que sobremodo cativaram a todos os que trabalham nesta casa. Seguindo velha praxe, estabelecida desde o falecimento do nosso inesquecível diretor, Caldas Júnior, comissões das várias secções desta folha foram em romaria à necrópole depositar flores no túmulo do saudoso amigo e chefe. Estendeu-se ainda essa memória aos saudosos e queridos companheiros: dr. Sebastião Leão, Paulino Azurenha, Daniel Job, Juvenal Dias, Avelino dos Santos, Santos Pardelhas, Benjamim Flores e outros já roubados ao nosso convívio. [...]”
O dia 2 de outubro na história
- 1869 Nasce na cidade de Porbandar, na Índia Britânica, o advogado e ativista pacifista Mahatma Gandhi, que defendeu a independência indiana.
- 1870 Os súditos dos Estados Papais aceitam por plebiscito a anexação ao Reino da Itália.
- 1904 Nasce o escritor e jornalista inglês Graham Greene.
- 1932 Assinado na cidade paulista de Cruzeiro a rendição dos revoltosos e o fim da Revolução Constitucionalista, que tinha como objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas.
- 1947 Inaugurado na avenida Paulista o Museu de Arte de São Paulo.
- 1950 Sete jornais americanos publicam a primeira tirinha de Peanuts, apresentando Charlie Brown, Snoopy e sua turma, criada por Charles Schulz.
- 1958 A Guiné declara independência da França.
- 1968 Massacre de Tlatelolco: soldados mexicanos suprimem violentamente um protesto de estudantes na Plaza de las Tres Culturas, na Cidade do México, dez dias antes da abertura das olimpíadas na capital, deixando centenas de mortos.
- 1992 Massacre do Carandiru: a polícia invade o complexo penitenciário em São Paulo durante uma rebelião, deixando 111 prisioneiros mortos.
- 1992 Fernando Collor de Mello é afastado da presidência da República e o vice, Itamar Franco, assume.
- 2009 O Rio de Janeiro é escolhido pelo Comitê Olímpico Internacional em eleição na Dinamarca para sediar as olimpíadas de 2016.
- 2018 Jamal Khashoggi, repórter do jornal americano The Washington Post, é assassinado no consulado saudita em Istambul, na Turquia.
- 2022 Morre aos 86 anos o boxeador Éder Jofre.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
