Homenagens à Setembrino de Carvalho por sua ação no Rio Grande do Sul

Homenagens à Setembrino de Carvalho por sua ação no Rio Grande do Sul

Correio do Povo do dia 19 de janeiro de 1924, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Setembrino de Carvalho recebeu homenagem pela pacificação do RS

publicidade

Effectuou-se no Rio, a sessão civica em homenagem ao general Setembrino de Carvalho

Rio, 17 - Realizou-se a noite, no Palacio das Festas, da Grande Exposição do Centenario, a grande homenagem civica prestada ao ministro da Guerra general Setembrino de Carvalho, pela sua acção na pacificação do Rio Grande. Presidiu a sessão o dr. João Luiz Alves, ministro do Interior, que estava ladeado pelos seus collegas de ministerio. Abrindo a sessão o sr. João Luiz Alves elogiou o patriotismo do ministro da Guerra e a dedicação com que se entregou a missão pacificadora que lhe fôra confiada. Em seguida, deu a palavra ao orador official que era o ministro do Exterior dr. Felix Pacheco.

DIVERSAS

Construcção de uma ponte - Na povoação Coronel Barros e com assistencia do coronel Antonio Soares de Barros, intendente do municipio do Ijuhy, e do coronel Alfredo Steglich, effectuou-se uma reunião de moradores daquella localidade para trocar idéas a cerca da construcção duma ponte sobre o rio Conceição. Foi constituida uma commissão composta pelos srs. João Pedro Kronbauer, Ivan Wildner e Augusto Henke para dirigir os trabalhos sendo indicados como constructores da ponte os srs. Francisco Klein e Reinaldo Schweitze. A construcção será inciada brevemente.

Novo uniforme da Brigada Militar - A Brigada Militar do Estado vae mudar o seu uniforme. O presidente do Estado, por acto de ante-hontem, já aprovou o plano que para tal fim lhe fora apresentado.

Creação de um cartório de Registro Civil - Por despacho de hontem datado, o presidente do Estado creou mais um officio privativo do registro civil de nascimentos, casamentos e obitos na cidade do Rio Grande. Para exercer, vitaliciamente, este logar, foi nomeado o sr. Marcos de Miranda Armando.

Objectos perdidos - Está depositada em nosso escriptorio, uma chave, encontrada á praça senador Florencio. Entregamos uma bolsa a dona Maria Francisca de Oliveira.

TELEGRAMMAS

Santa Catharina

A ponte sobre o estreito

Florianopolis, 18 - A estructura metallica da ponte Independencia que ligará a Ilha ao continente, será embarcada em Nova Iorque no mez de julho proximo. Em agosto começará a montagem sobre os grandes. Já está terminada com os demais pilares. E a maior parte destes em caminho de completa conclusão. Rio de Janeiro

Os auxilios a industria do carvão nacional

Rio, 17 - Com o intuito de promover o desenvolvimento da industria extractiva do carvão nacional o ministro da Agricultura consultou ao seu collega da pasta da Fazenda se os recursos do thesoureiro nacional permittem a abertura do credito de ...1.500:000$ para um emprestimo á Companhia Brasileira Carbonifera de Ararangua, proprietaria das jazidas carboniferas de Crissiuma, em Santa Catharina e o de 2.000:000$ para emprestimo á Companhia Nacional de Mineração de carvão de Barro Branco, afim de melhorar o apparelhamento mechanico de transporte e extracção.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de janeiro na história

  • 1834 - Instalação da Câmara Municipal de Caçapava do Sul.
  • 1932 - Renascimento do Partido Republicano Paulista.
  • 1958 - Morre o marechal Cândido Rondon.
  • 1966 - Indira Gandhi torna-se a primeira-ministra da Índia.
  • 1982 - Morre a cantora Elis Regina, aos 36 anos.
  • 2000 - Morre o socialista italiano Bettino Craxi.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895