Homenagens ao general Zeca Netto em Pelotas

Homenagens ao general Zeca Netto em Pelotas

Correio do Povo do dia 28 de dezembro de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

General Zeca Netto chega em Pelotas onde recebeu homenagem

publicidade

Os chefes revolucionarios em Pelotas

Pelotas, 26 - Realizou-se, hontem, no Club Commercial, o chá offerecido pelas senhoras pelotenses ao general Zeca Netto. A essa festa compareceu numerosa e escolhida assistencia. O general Zeca Netto, ao chegar ao club, foi recebido com applausos e vivas desde a entrada do edificio, subindo a escadaria por entre alas de senhoritas que o cobriam de flôres. O chefe revolucionario sentou-se, em seguida, rodeado por senhoras, a uma mesa no centro do salão. Iniciada as dansas, o homenageado marcou a polonaise, tendo como par a exma. sra. Piratinino de Almeida. A festa deixou excellente impressão. Hoje, no Theatro Guarany, realiza-se uma sessão civica em homenagem ao general Zeca Netto, sendo orador official o sr. Emilio Nunes, membro da Junta Libertadora.

DIVERSAS

Falta de luz - Moradores da rua General João Telles, assignantes da illuminação electrica da Intendencia Municipal, queixam-se de que ha cinco dias não lhes é fornecida a luz. Varias reclamações já foram levadas á respectiva secção da municipalidade sem que até hoje tenham sido tomadas providencias. Para o facto pedem-nos, mais uma vez, a attenção de quem competir.

Graves irregularidades da Alfandega

A commissão nomeada pelo dr. Genulpho Freire, delegado fiscal, para proceder a inquerito sobre as graves irregularidades occorridas na Alfandega desta capital, continua activamente em seu trabalho. De identica forma corre o balanço mandado proceder nos livros caixa de sellos e demais escripta. A referida commissão, que é presidida pelo dr. Joaquim Ribeiro, consultor juridico da Fazenda, terminará dentro de poucos dias o seu trabalho, devendo, então, apresentar ao delegado fiscal minucioso relatorio de que apurar.

Officina mechanica - Acaba de ser constituida, nesta capital, a firma Laval, Borliaud e Bories, que explorará a industria de officinas mechanicas. Estas se acham installadas á rua 7 de Setembro ns. 24 e 26 e possuem todos os machinismos necessarios para a execução de qualquer trabalho, principalmente de conserto de automoveis

TELEGRAMMAS

Desastre de bondes

Pelotas, 26 - Perante o testemunho de innumeras pessoas, um bonde apanhou hoje, na rua 15 de novembro um desconhecido extrangeiro e velho, que andou rolando debaixo das rodas do carro. Foi depois verificado que a victima, alem de susto, teve apenas uma brecha na região frontal, saindo viva. O facto causou emoção ás pessoas que presenciaram horrorizadas.

A inauguração da nova Cathedral

Florianopolis, 27 - Individuos perversos assoalharam que as torres da nova cathedral, cairiam devido ao peso dos grandes sinos, visando com isso afugentar as familias, tirando o brilho para a inauguração do novo templo. Tendo o clero sciencia do boato, fez nas vesperas funccionar os sinos, movidos por eletricidade, obtendo-se melhores resultados, desfazendo-se assim os boatos espalhados. Um malvado no intuito de impossibilitar o uso do orgão, recem-consertado, estragou 2 registros, roubando as sapatilhas do registro Bourdon. A policia tomou conhecimento do facto.

A grafia da época está preservada n os textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de dezembro na história

  • 1895 - Primeira exibição pública de filme é realizada na França pelos irmãos Lumiére.
  • 1923 - Morre Gustave Eiffel, engenheiro francês que construiu a Torre Eiffel.
  • 1937 - Morre o músico francês Maurice Ravel.
  • 1957 - Deixa de circular o jornal A Noite do Rio de Janeiro.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895