Homenagens ao poeta falecido Cruz e Souza na Academia Catarinense de Letras

Homenagens ao poeta falecido Cruz e Souza na Academia Catarinense de Letras

Correio do Povo do dia 11 de março de 1924, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Cruz e Souza, poeta negro catarinense

publicidade

Homenagems a memoria de Cruz e Sousa

A Academia Catharinense de Letras, reunida em sessão, approvou o programma com que será commemorado, a 19 do corrente, o anniversario de Cruz e Sousa. A Academia promoverá uma romaria á herma do saudoso poeta falando o desembargador José Bolteux. Á noite, haverá uma sessão solemne no Congresso do Estado sendo egualmente orador official o desembargador José Bolteux, os srs. Nanneback e Barreiros Filho recitarão poesias e o sr. Othon d’Eça estudará diversos aspectos da obras de Cruz e Souza.

NR. O escritor brasileiro Cruz e Sousa nasceu em 1861 e faleceu em 1898. O autor, além de escrever poesias, era também um abolicionista. Foi um dos principais autores do simbolismo brasileiro. A presença da cor branca é uma das principais características de suas poesias.

DIVERSAS

“Revista do Brasil” - O nosso collaborador Roque Callage, acaba de ser nomeado redactor e representante geral no Rio Grande do Sul dessa conhecida revista litteraria, politica e scientifica, que se edita em São Paulo, sob a direcção dos drs. Monteiro Lobato e Paulo Prado. “Revista do Brasil”, que é indiscutivelmente, no genero, uma das melhores publicações do paiz, vae crear agora, por iniciativa daquelle nosso collaborador, uma secção permanente sobre a litteratura rio-grandense, inserindo trabalhos não só dos nossos mais consagrados homens de lettras, como tambem dos novos espiritos da moderna geração intelectual .

O cinema no lar - No salão do ultimo andar do Grande Hotel, realizou-se hontem á noite, em presença de grande numero de familias da nossa sociedade e de representantes da imprensa, uma demonstração do Pathé-Baby, interessante apparelho cinematographico apropriado ao lar.

A criação de porcos - Os estabelecimentos que exploram as industrias de preparo de banha, salame, presuntos, etc., em Santa Maria, estão lutando com a escassez de porcos gordos para abater. Uma fabrica de salames recentemente installada na cidade, ainda não pode iniciar os seus trabalhos por não ter o seu proprietario encontrado suinos para adquirir. O Frigorifico Pelotas irá abater porcos.

TELEGRAMMAS

Attentado contra um Jornalista

S. Gabriel, 8 - Hontem, ás 3 horas da madrugada , na occasião em que o sr. Apparicio Torelly acabava de revisar as provas do jornal opposicionista local, “A Reacção”, para entrar no prelo, foi alvejado a tiros por individuos que se achavam de emboscada nos fundos do edificio. O sr. Torelly, ainda ferido no braço, atirou contra os assaltantes, que fugiram, saltando os muros que dão fundos para as casas da redacção do “Correio do Pampa” e do dr. Tito Torres. Chegou, hoje, aqui, para syndicar do facto o capitão Medeiros, delegado.

A situação na Allemanha

Os preparativos para as eleições geraes

Berlim, 9 - Approximando-se as eleições geraes, o governo allemão appellou para as autoridades dos territorios occupados, para ser concedida a liberdade de imprensa, de palavra e de meeting na zona occupada, bem como licença, para que possam voltar a seus lares os habitantes que foram expulsos e são eleitores. Acredita-se que a commissão interalliada na Rhenania concederá a liberdade de imprensa.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de março na história

  • 1921 - Nasce o músico e compositor Astor Piazzolla.
  • 1938 - Integralistas fazem tentativa de golpe.
  • 1942 - Getúlio Vargas decreta confisco de bens de imigrantes alemães e italianos.
  • 1955 - Morre Alexander Fleming, descobridor da penicilina.
  • 1980 - Jornalistas do Coojornal de POA são processados pela LSN.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895