Homenagens no túmulo do tenente Francisco Jesus Vernetti morto na tomada de Pelotas

Homenagens no túmulo do tenente Francisco Jesus Vernetti morto na tomada de Pelotas

Correio do Povo do dia 1 de dezembro de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

O sub-intendente Vernetti perdeu a vida na tomada de Pelotas

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado 

Pelotas, 30 - Amigos do finado tenente Francisco Jesus Vernetti foram ao cemiterio acompanhados de uma banda de musica, depositar flôres em seu tumulo, bem como no de outros que, fazendo parte das forças situacionistas, morreram por occasião da tomada de Pelotas. Falaram diversos oradores, inclusive o coronel Hyppolito Ribeiro, commandante do corpo provisorio. Á noite foi inaugurado o retrato do tenente Vernetti na séde da sub-intendencia. 

Pinheiro Machado, 30 - A noticia do “Jornal da Manhã”, de hontem, dizendo que a paz será assignada dentro de quatro dias, causou grande contentamento no seio da população daqui. 

DIVERSAS 

Escola de Artes - Será inaugurada, hoje, ás 9 horas e franqueada depois ao publico, diariamente, das 9 ás 12 horas, a exposição annual de trabalhos de alumnos do departamento de desenho e pintura do Instituto de Bellas Artes, á rua Senhor dos Passos n. 58. Dessa “mostra”, que conta 108 trabalhos, em generos diversos, dos alumnos dos differentes cursos, nos occuparemos opportunamente. 
Reclamação - Moradores da rua S. José, no arrabalde dos Navegantes, reclamam contra o abuso dos banhistas que diariamente frequentam a praia fronteira áquella rua, despojados completamente das vestes, o que constitue uma offensa á moral publica. Seria, pois, conveniente que as autoridades policiaes prohibissem terminantemente esse abuso. 

Couraçado “Deodoro” - Chegou, hontem, pela manhã, atracando no caes do porto, o rebocador “Antonio Azambuja”, pertencente á secretaria das Obras Publicas, que veiu abastecer-se de viveres para o couraçado “Deodoro”, que se acha fundeado ao sul do canal do Taboleiro. Hontem mesmo, á tarde, o referido rebocador seguiu para o local onde se acha fundeado aquelle vaso da nossa marinha de Guerra. O “Deodoro” continua aguardando a terminação dos trabalhos encetados hontem, de dragagem do canal do Taboleiro.  

TELEGRAMMAS

Italia 

Os judeus e o governo fascista

Roma, 29 - O presidente do conselho, sr. Mussolini, recebeu o superior dos rabinos de Roma, o qual depois de render homenagem ao chefe do governo, aproveitou o ensejo pra fazer ver que os partidos anti-semitas estrangeiros estão procurando obter do governo fascista uma politica que os satisfaça. O sr. Mussolini declarou, em termos formaes, que o governo e o partido fascista jamais quizeram fazer e jamais farão poliica anti-semita e deplorou que os anti-semitas estrangeiros queiram, para servir os seus fins , explorar a sympathia que o fascismo está despertando em todo o mundo. 

A situação européa 

Londres, 29 - Um communicado da agencia Reuter demonstra que a Allemanha tem feito ultimamente um intenso preparo militar. Os effectivos permittidos estão excedidos, sobretudo na Baviera, não sendo possivel obter-se o numero exacto de recrutas. Os alliados não receberam ainda da Allemanha mais da metade dos fuzis que lhes devia ser entregue.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1 de dezembro na história
1902 -
Lançamento do livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha.
1912 - O líder da revolta da Chibata, João Cândido, é absolvido.
1933 - Publicação do livro “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freire.
1935 - Nasce o ator e diretor Woody Allen. 
1973 - Morre o político israelense David Ben Gurion.
1979 - Itamaraty autoriza escritório da OLP em Brasília.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895