Honorio Lemos parte de Livramento

Honorio Lemos parte de Livramento

Correio do Povo do dia 6 de julho de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Honorio Lemos e o seu estado-maior

publicidade

Politica rio-grandense - Apreensão de fardamento pelos revolucionarios

Rosario, 5 - Ha dias, o chefe revolucionario Honorio Lemos teve communicação de que devia partir de Livramento, ligado a um trem de carga, guardado por força federal, o carro n. 2.446 dizendo vir com moveis para Bagé. Em vez de moveis, porém, traria o mesmo carro material bellico destinado ás forças do Estado. Para evitar que esse material chegasse ao seu destino, destacaram os revolucionarios para esta villa um piquete de 50 homens, ao mando dos capitães Chino Silveira e Naziezeno Cardoso. Foi examinado um trem de carga vindo de Livramento. Feita a abertura do carro foi delle retirada grande quantidade capas, ponchos, sobretudos, barracas, nos fardamentos retirados havia dois que, pelo peso, se suppõe conter armas ou munição. Feita a appreensão retirou-se o piquete para reunir-se ás suas forças, levando o material appreendido em tres carroças. 

DIVERSAS 

As nossas madeiras na Italia - Segundo communicação enviada ao Serviço de Informações do Ministerio da Agricultura, pelo addido commercial do Brasil, em Roma, dr. Deoclecio Campos, as nossas madeiras, consideradas “madeiras finas” são muito apreciadas na Italia, tendo maior procura em Milão, a grande cidade industrial daquella peninsula o “palissandro’ e o “páo rosa”, cujos preços, actualmente, são os seguntes: “Palissandro” (toros), por quintal: liras 330 a 350, postos em armazem. “Pau-rosa” (toros) , por quintal : liras. 250 a 280, postos em armazem,. Para as outras qualidades não se póde obter uma media da cotação, actualmente. A cidade de Milão, onde ha grande numero de fabricas de moveis, é, como se sabe, o mais importante centro industrial da Italia. Quanto aos direitos de importação, salienta o sr. Deoclecio de Campos que as actuaes disposições tarifarias italianas classificam as qualidades importadas do Brasil como “madeiras finas”, offerecendo outrosim, vantagens para as nossas exportações, em confronto com a antiga tarifa, sob cujo regimen figuravam ellas na categoria das “madeiras de marcenaria”. 

Faculdade de Direito - Passa, hoje, mais um anniversario do reconhecimento da Faculdade de Direito desta capital, pelo Conselho Superior de Ensino. 

TELEGRAMMAS

Propaganda da musica 

brasileira na europa

Rio, 5 - O sr. João Luiz Alves, ministro do Interior, communicou ao seu collega do Exterior que o maestro Heitor Villa Lobos está autorisado a dar até 12 concertos, constituidos de producções musicaes suas e dos mais notaveis artistas brasileiros, em Paris, Berlim e Roma, sendo possivel tambem em Londres e Madrid. 

Criação da Academia de Direto Internacional em Haya 

Rio, 5 - O ministro da Justiça em aviso ao presidente do Conselho Superior de Ensino, a fim de attender á solicitação que, por intermedio do seu collega do Exterior, lhe fez o governo da Hollanda, recommendou providencias para que as faculdades de direito officiaes e equiparadas tenham conhecimento da creação da Academia de Direito Internacional, em Haya, e cuja inuaguração, está marcada pra 14 do corrente mez. Essa academia, que foi fundada sob o patrocinio do governo hollandez e subvencionada pela Fundação Carnegie, destina-se a manter cursos sistematicos.

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de julho na história

1906 - Assinatura da Convenção de Genebra. 
1925 - Nasce o roqueiro norte-americano Bill-Halley. 
1959 - Inauguração da Ponte Aérea Rio-São Paulo. 
1971 - Morre o músico norte-americano Louis Armstrong.
1997 - Ossos de Che Guevara são encontrados na Bolívia. 
2001 - O ex-presidente da Argentina Carlos Menem é preso. 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895