Inauguração da enfermaria “Caldas Junior”

Inauguração da enfermaria “Caldas Junior”

Correio do Povo do dia 9 de abril de 1924, quarta-feira, noticiava:

Correio do Povo

Enfermaria “Caldas Junior” na véspera da inaguração, em abril de 1924

publicidade

Entre as campanhas que, no docorrer de seus trinta annos de existência, tem sustentado o “Correio do Povo”, em pról da população, nenhuma foi mais brilhante que a empreendida, em 1908, por Caldas Junior, com a subscrição aberta em favor da Santa Casa de Misericordia desta capital e para o fim de proporcionar aos tuberculosos asylo mais confortável que o que então encontravam elles naquelle estabelecimento de caridade. E a realisação dessa obra se corôa com um acto de absoluta justiça com a inauguração, hoje, das enfermarias “Caldas Junior” e “Provedor Barcellos”. Na instalação dessas secções para tuberculosos foram applicados fundos da subscrição aberta, ha annos, pelo “Correio do Povo”.

DIVERSAS

Caldas Junior — Passa hoje, o 1.º anniversario do fallecimento do nosso saudoso director Caldas Junior, fundador do “Correio do Povo”, cujo nome é ainda lembrado com saudade, por todos que trabalham nesta casa. Como nos annos anteriores, representantes de todas as secções desta folha irão hoje, em visita ao seu tumulo, afim de depositar flores. Como se verá em detalhada noticia que damos em outro lugar desta folha (ao lado), será hoje prestada uma significativa homenagem á memoria do fundador do “Correio do Povo”, pela actual provedoria da Santa Casa, inaugurando uma enfermaria destinada a tuberculosos, que receberá o nome de Caldas Junior. Este acto será publico, pois não ha convites especiaes devendo falar o dr. Mario Totta, nosso antigo colaborador e professor da Faculdade de Medicina.

Distinção concedida á Associação Commercial de Porto Alegre — A “New Orleans Association of Commerce”, de Nova Orleans, cujo porto é segundo em importancia e movimento, dos EUA, em carta datada de 28 de fevereiro, recentemente recebida pela Associação Commercial de Porto Alegre, communicou a esta o recebimento da sua circular de 5 de janeiro, participando a posse da actual directoria, scientificando-a, simultaneamente, permanecer inteiramente á sua disposição, bem como dos seus associados.

TELEGRAMMAS

Extrangeiro

Appareceu pretendentes a uma avultada herança — ROMA, 4 — Communicam de Piacensa que trez pessoas residentes nesta cidade, enviaram ao consulado brasileiro em Roma varios documentos comprovando que são herdeiros legitimos de Giuseppe Valla, que falleceu no Brasil em 1923, deixando uma fortuna avaliada em oitenta milhões de liras.

O kalifado — ROMA, 5 — Despachos procedentes da Albania dizem que um emissario do rei Hussein, do Hedjaz, chegou á capital albaneza afim de conseguir o reconhecimento do rei como kalifa dos mahometanos.

Os trabalhistas inglezes e as eleições italianas — LONDRES, 4 — O jornal “Daily Herald”, considerado como o porta-voz do governo, commentando a expulsão do seu correspondente da Italia, diz saber, por informações vindas de Paris, que o sr. Mussolini mandou prender, na fronteira, dois trabalhistas inglezes, que haviam sido convidados pelos socialistas italianos, para testemunhar as eleições parlamentares naquelle paiz.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de abril na história

  • 1626 - Morre Francis Bacon, filósofo e estadista inglês.
  • 1821 - Nasce o escritor e poeta francês Charles Baudelaire.
  • 1912 - Nasce em São Paulo o ator e humorista Amácio Mazzaropi.
  • 1913 - Morre, aos 44 anos, Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior, jornalista e empresário sergipano que fundou, em 1895, o Correio do Povo.
  • 1933 - Nasce o ator francês Jean-Paul Belmondo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895