Inauguração da exposição de frutas, flores e produtos derivados

Inauguração da exposição de frutas, flores e produtos derivados

Correio do Povo do dia 27 de janeiro de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

A exposição do Syndicato Agricola era no Parque Menino Deus.

publicidade

Exposição de fructas, flores e produtos derivados

Inaugurou-se hontem, a exposição de fructas, flores e productos derivados, promovida pelo Syndicato Agricola Rio Grandense. A utilidade de certamens desta natureza era de si mesma evidente, quando elles se limitavam a mostrar o que já haviamos conseguido nesse terreno. Valiam, então, pelos exemplos que offereciam, pelo estimulo que representavam. Hoje, porém, com a orientação scientifica que o Syndicato lhes esta imprimindo, essa utlidade se accresce ainda mais. De facto, já não se trata, apenas, de premiar os esforços dos fructicultores mais adeantados, de estimulal-os a proseguir nelles e de apontar o seu exemplo aos demais.

DIVERSAS

O desfalque na Alfandega desta capital - Com competente relatorio foi entregue hontem ao dr. Genulpho Freire, delegado fiscal, pelo dr. Joaquim Ribeiro, consultor juridico da Fazenda, o inquerito sobre o incendio e desfalque occorrido na Alfandega desta capital. Do relatorio que acaba de ser entregue constam os depoimentos de todos os funcionarios daquella repartição, que foram ouvidos. A respeito do inquerito o delegado fiscal deverá dar o parecer.

Um monumento commemorativo da Independencia do Brasil

Aproveitando a exposição que está realisando no arrabalde do Menino Deus, a officina de esculpturas do sr. João Vicente Friederichs fez uma bella exposição do monumento que, em commemoração do centenario de nossa independencia, será erigido na cidade de Santa Cruz. Depois de ficar em exposição no pavilhão do Menino Deus, o monumento será enviado para Santa Cruz, afim de ser montado.

TELEGRAMMAS

O villamento de Nova Trento

Caxias, 26 - O conselho municipal effectuou hoje uma reunião extraordinaria, segundo consta para deliberar sobre o villamento de Nova Trento aspiração essa que vem de cerca de vinte e cinco annos, numa luta sempre improficua. Assistiu a essa reunião o sub-chefe de policia dr. Valetin Aragon.

A reforma da Constituição do Estado

Santa Maria, 26 - O conselho municipal reunido, ultimamente, telegraphou ao presidente do Estado, Borges de Medeiros, approvando a reforma parcial da constituição do Estado, proposta por aquelle presidednte do estado. Brevemente, O mesmo conselho vae estudar a proposta da a modificação da lei organica do municipio, no sentido de pôl-a de accordo com aquella reforma.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de janeiro na história

  • 1901 - Morre o compositor italiano Giuseppe Verdi.
  • 1906 - Nasce o compositor e arranjador Radamés Gnatalli.
  • 1945 - Soviéticos libertam prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra.
  • 1973 - Estados Unidos assinam cessar-fogo com o Vietnã.
  • 1995 - Primeira apresentação do “Rolling Stones” no Brasil

O dia 28 de janeiro na história

  • 1808 - Abertura dos Portos às nações amigas é decretada por meio de Carta Regia.
  • 1942 - O Brasil rompe relações com a Alemanha e a Itália.
  • 1948 - Nasce o bailarino russo Mikhail Barishinikov.
  • 1988 - José Sarney promove 40 mil cortes no funcionalismo.
  • 1997 - Morre o jornalista e escritor Antonio Callado.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895