Inauguração da Herma de Gomes Jardim, em Guaíba

Inauguração da Herma de Gomes Jardim, em Guaíba

Correio do Povo do dia 5 de novembro de 1920, sexta-feira, noticiava: 

Renato Bohusch

Herma do general José Gomes de Vasconcellos Jardim, em Guaíba.

publicidade

Herma de Gomes de Jardim 

Amanhã, anniversario da proclamação da Republica de Piratiny, effectuar-se-á na visinha povoação de Pedras Brancas, a inauguração da herma que a municipalidade mandou erigir á memoria do inolvidavel general José Gomes de Vasconcellos Jardim. O busto do primeiro presidente da Republica Rio Grandense acha-se, collocado na praça que tem o seu nome, que foi recentemente ajardinada e emfrente do historico cypreste a cuja sombra Gomes Jardim costumava encontrar-se com Bento Gonçalves. Para dirigir a solemnidade da inauguração da herma, foi escolhida em reunião effectuada em Pedras Brancas, a seguinte commissão: Serafim F. Alves da Silva, presidente; Alfredo Desiderio de Souza e demais directores. O programa desta solemnidade é o seguinte: A alvorada será saudada por uma salva de dynamite e pelos accordes da banda de tambores e musical do Tiro e Guerra n. 498, que executará o hymno da republica rio-grandense e após, percorrerá as principaes ruas da localidade, tocando vibrantes marchas. Concluida a solemnidade será offerecido, ao presidente do Estado, ao intendente e ao Conselho Municipal e outras autoridades um “lunch”. As demais pessoas presentes a commissão offerecerá, ao ar livre, em local para isto preparado, um gordo churrasco á gaucha, acompanhado do tradicional chimarrão.

DIVERSAS

Instituto Historico e Geographico -A commissão incumbida da redacção dos estatutos do Instituto Historico e Geographico do Rio Grande do Sul , constituida dos srs. dr. Alfredo Clemente Pinto, coronel João Maia e Arthur Candal, já entregou o trabalho ao presidente provisorio, dr. Florencio de Abreu e Silva, que designou o dia de hoje para a sua discussão e approvação. Nessa reunião, que se effectuará na sala principal do Archivo Publico, ás 19 horas, será designado o dia para a eleição da primeira directoria.

Associação Rio-Grandense de Imprensa - Realisou-se, hontem, na redacção do nosso collega “Mascara”, a reunião que fôra convocada para a leitura e approvação dos estatutos e eleição da primeira directoria da “Associação Sul Rio-Grandense de Imprensa”. Estando presente grande numero de representantes da imprensa local, foram lidos pelo sr. De Souza Junior os estatutos que, após ligeiras emendas receberam approvação unanime. Em seguida, procedeu-se á eleição da primeira directoria, que ficou assim constituida: Presidente, João Maia; vice-presidente, tenente Paulo Bidan; 1º secretario, De Souza Junior ; 2º secretario, Arthur Moura Toscano; thesoureiro, Octaviano Oliveira; procurador, Hugo Barreto e bibliothecario, João Costa.

Concurso para dactylographos - No collegio Fernando Gomes, teve inicio hontem, as 13 horas, o concurso para o preenchimento de duas vagas de dactylographo existentes no Thezouro do Estado.

TELEGRAMMAS

O aviador De Lamare

Rio Grande, 4 - O dr. Antonio Pradel, director geral do porto e da barra e o aviador De Lamare trocaram cartas, que foram publicadas pela imprensa, accentuando que o desastre do “M 9 bis” não dependeu do pessoal nem do material do porto, pois o estropo que rebentou foi o proprio estropo do apparelho. O aviador De Lamare continúa cercado de todas as considerações, já tendo recebido varios telegrammas de felicitações, inclusive do almirante Alexandrino de Alencar e do deputado Abdon Baptista. O aviador De Lamare segue, hoje, para o Rio, a bordo do Ruy Barbosa.

O regresso dos reis belgas - Um telegramma do rei Alberto

Rio, 3 - O presidente da Republica recebeu do rei dos Belgas, o seguinte telegramma, transmittido de Lisboa: “Acabo de desembarcar do São Paulo”, depois de uma viagem feliz em que pude, ainda uma vez, apreciar o alto valor, o devotamento, a disciplina e o patriotismo ardente que caracterisa os officiaes, marinheiros e soldados da Marinha brasileira. É com verdadeira emoção que saudo uma ultima vez, o pavilhão do Brasil , symbolo de honra e de bravura.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 5 de novembro na história

1982 - Inauguração da Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo.
1996 - Bill Clinton é reeleito presidente dos EUA.
2006 - Saddam Hussein, ex-presidente do Iraque, é condenado à morte por seu papel no massacre de 148 muçulmanos xiitas, em 1982.
2015 - Rompimento de barragem em Bento Rodrigues, subdistrito do município brasileiro de Mariana, em Minas Gerais, deixa 18 mortos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895