Inauguração de trem movido a gasolina para veranistas da Tristeza

Inauguração de trem movido a gasolina para veranistas da Tristeza

Correio do Povo do dia 22 de fevereiro de 1924, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Na estrada de ferro da Tristeza crescia o movimento durante o verão

publicidade

Estrada de ferro do Riacho

Ante-hontem , a titulo de experiencia foi inaugurada, com exito, na via-ferrea da Tristeza , um caminhão de linha, movido a gazolina, com o fim de melhor servir os veranistas e moradores desse bairro, facilitando o seu transporte. De começo o caminhão fará uma viagem amais, ás 20 horas regressando ás 21 até que seja estabelecido o novo horario. O caminhão foi fornecido pela firma Fleck C. e adaptado nas officinas da Estrada de Ferro do Riacho. Além da economia de combustivel apresenta a vantagem de uma viagem rapida, pois o caminhão ora trafegando para a Tristeza, faz o percurso até a Pedra Redonda em 16 minutos, sendo este espaço de tempo augmentado para 25 minutos quando sobrecarregado de um reboque de 32 passageiros.

DIVERSAS

O edificio da Delegacia Fiscal - A construcção do edificio em que funcciona a Delegacia Fiscal, embora em muito melhores condições que o da Alfandega, sempre em projecto, parece que nunca é dada por terminada. Ainda ha pouco, cerca de dous annos si tanto, o então delegado fiscal, sr. Bernardino de Senna Ferreira de Carvalho, fazendo ver em longo relatorio, certos reparos de que carecia o edificio da Delegacia Fiscal, conseguiu que as obras fossem atacadas. Chegou até a haver empenho do crédito que para tal fim se fazia mister, effectivando-se, então, o revestimento metallico das cupolas e o calçamento ao redor do edificio. Agora, porém, nota o actual delegado fiscal neste Estado dr. Genulpho Freire, que o edificio da Delegacia Fiscal já anda necessitando de novos reparos, alguns julga até imprescindiveis.

Gymnasio Anchieta - No dia 5 de março serão reabertas as aulas nocturnas gratuitas mantidas pelo Gymnasio Anchieta. O s dias designados para as aulas são: segundas, quartas e quintas-feiras, funccionado 4 cursos. As matriculas principaes são: portuguez e arithmetica , e um curso especial.

Notariado do Rio Grande - O dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, nomeou o sr. Abrilino Moncorvo, para exercer vitaliciamente o officio de 1º notario de Rio Grande.

TELEGRAMMAS

Congresso da Imprensa Latina

Lisboa, 21 - “Acaba de encerrar os seus trabalhos o Congresso da Imprensa Latina, que foi inaugurado pelo presidente da Republica e que compareceram representantes de todos os paizes latinos, inclusive da Suissa e da Rumania. “Foram estudadas as medidas que devem ser tomadas para combater a propaganda da imprensa germanica. “Os representantes da Belgica e da França previzaram a permuta de professores entre as nações latinas e a troca de informações jornalisticas. “Os delegados brasileiros, italianos e hespanhoes reclamaram a creação de agencias telegraphicas especiaes em todas as nações latinas, com o fim de contrariar os processos sensacionalistas que têm estado em moda nos ultimos tempos. “A terceira sessão do Congresso foi consagrada ao Brasil, cujos representantes reclamaram o desenvolvimento do serviço de informações entre os paizes latinos da Europa e da America, e propuzeram que, em cada uma das capitaes destes paizes, se constituisse uma comisão para evitar noticias tendenciosas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de fevereiro na história

1934 - Augusto César Sandino, líder guerrilheiro da Nicarágua, é assassinado por Anastácio Somoza.

1954 - Exoneração de João Goulart do Ministério do Trabalho.

1979 - Xá do Irã deixa o país sob forte pressão popular.

1998 - O Filme “Central do Brasil”, de Walter Salles, é premiado no Festival de Berlim como melhor filme.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895