Inaugurou-se, hontem, a enfermaria “Caldas Junior”

Inaugurou-se, hontem, a enfermaria “Caldas Junior”

Correio do Povo do dia 10 de abril de 1924, quinta-feira, noticiava:

Correio do Povo

O jardim pertencente, à época, exclusivamente à enfermaria ‘Caldas Junior’

publicidade

A Santa Casa inaugurou, hontem, a secção de tuberculosos, constituida das enfermarias “Caldas Junior” e “Provedor Barcellos”. A mesa administrativa daquelle estabelecimento, como dissemos, escolheu o dia de hontem, por passar 11º anniversario da morte do fundador do “Correio do Povo”, que lançou a idéa philantropica de uma subscrição em pról dos infelizes enfermos e que teve o mais decidido apoio publico. Foi uma cerimonia simples e tocante, participando da mesma um grande numero de cavalheiros e de exmas. familias de nossa sociedade, que assim tiveram a oportunidade de ver as condições de hygiene e conforto da enfermaria dos tuberculosos.

DIVERSAS

Política rio-grandense — A situação no interior do Estado

LIVRAMENTO, 8 — Realizou-se hoje a primeira audiencia preparatoria para a escolha dos mesarios, tendo comparecido na qualidade de fiscaes opposionistas os srs. Ernesto e Paulo Labbarte. A escolha definitiva será no dia 12 do corrente.

URUGUAYANA, 8 — Realizou-se hoje, ás 14 horas, a audiencia para recebimento de mesarios. O dr. Raphael Bandeira Teixeira e o sr. Francisco Cidadeprotestaram, em nome dos opposionistas, contra a validade da mesma audiencia, alegando que esta contraria actos do governo federal e que o presidente do Estado não tem competencia para alterar a data de 12 do corrente, fixada pelo governo federal, para a realisação da audiencia, qual simultaneamente seriam recebidos os officios e organisadas as mesas.

S. GABRIEL, 9 — Na organisação das mesas eleitoraes deste municipio a oposição conseguiu eleger os presidentes para todas, em numero de oito.

TAQUARY, 9 — Pelo dr. Oswaldo Caminha, juiz de commarca, foram recebidos hontem, em audiencia especial, os officios indicando os mesarios desta commarca. Conforme o accôrdo establecido, as mezas do municipio ficaram constituidas de dois situacionistas e um opposicionista.

TELEGRAMMAS

Extrangeiro

Politica fascista — Prisão de dois candidatos dissidentes — ROMA, 6 — Communicam de Alessandria que o ex-deputado Corgino e o industrial Marincola, candidatos do grupo fascista dissidente, foram presos quando se dirigiam em automovel para Turim. O carro ficou completamente inutilisado. Os srs. Corgina e Marincola foram mais tarde postos em liberdade.

O tratato do commercio entre a Italia e a Yugo-Slavia — Surgiram dificuldades no decorrer das negociações — ROMA, 6 — O jornal “La Tribuna” recebeu um telegramma de Belgrado, dizendo que as negociações para a conclusão de um tratado de commercio entre a Italia e a Yugo-Slavia se acham num “impasse” devido á repentina opposição surgida a diversas determinações do projetado convenio. Entre os pontos que apresentam difficuldades figuram o estabelecimento, pelos capitalistas italianos, de bancos industriaes na Yogo-Slavia, e a concessão á marinha mercante italiana para explorar o commercio de cabotagem nos portos da Croacia e Dalmacia.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de abril na história

1830 - Escravidão: escravos sublevam-se em Salvador, com o saldo de 50 mortos, 41 presos e fugas em massa.

1919 - Morre o revolucionário mexicano Emiliano Zapata.

1954 - Morre o engenheiro francês Auguste Lumière, inventor, junto com o irmão Louis, do aparelho cinematográfico, o cinematógrafo.

1970 - Fim da banda britânica de rock “The Beatles”.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895