Incômodo em relação ao Tratado de Rapallo cresce na Conferência de Gênova

Incômodo em relação ao Tratado de Rapallo cresce na Conferência de Gênova

Correio do Povo do dia 26 de abril de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O tratado germano-russo de Repallo, trouxe perturbação à Conferência.

publicidade

A Conferencia Economica de Genova

Genova, 25 - O dia de hontem não foi certamente dos melhores para a Conferencia Economica, devido ao apparecimento de nota assignada pela Grande e Pequena Ententes e por Portugal, repondo a Conferencia no mesmo pé em que ficára ao ser conhecido o tratado germano-russo. Essa nota, pelos seus termos, satisfaz ás exigencias da França quanto á definitiva exclusão da Allemanha das discussões relativas aos negocios da Russia. Entretanto, ella contém uma clausula que reserva ás dez potencias signatarias o direito de declarar errada e nulla qualquer clausula no tratado russo-allemão que seja considerada contraria aos tratados já existentes.

DIVERSAS

Pavilhão da Polonia na Exposição do Centenario - Domingo proximo, realisa-se uma reunião convocada pela Sociedade “Aguia Branca”, para tratar de assumptos que dizem respeito ao Pavilhão, que o governo polonez mandará erigir na exposição do Centenario no Rio de Janeiro. Para essa reunião é convidada toda colonia poloneza, domiciliada nesta capital que é calculada mais ou menos em 500 familias. 

O frigorifico do Rio Grande - No frigorifico da Companhia Swift do Brasil, na cidade do Rio Grande, foram abatidos, em março, 7.371 animaes vaccuns para frigorificação. O frigorifico iniciou agora matanças exclusivamente para o preparo do xarque. 

Raid aereo Lisboa-Rio de Janeiro - Sabbado proximo, ás 20 horas, no consulado de Portugal, á rua 7 de Setembro, haverá uma reunião da colonia portugueza aqui domiciliada, afim de se tratar de assumptos referentes á projectada commemoração da chegada dos aviadores portuguezes Sacadura Cabral e Gago Coutinho, ao Rio de Janeiro. 

A repressão do jogo - A policia judiciaria, ao que parece, vae iniciar a repressão do jogo que campeia em nossa capital. A policia percorreu diversos pontos desta capital, não só os do centro, como pelos arrabaldes, promovendo o fechamento de casas de jogos. 

TELEGRAMMAS

A situação da pecuaria 

Uruguayana, 25 - O presidente do Estado telegraphou ao intendente municipal dr. Flores da Cunha, perguntando que providencias tomará e quaes as outras que julga conveniente serem postas em execução para impedir o contrabando de gado. A proposito disso, o intendente terá, hoje, á noite, uma conferencia com os principaes fazendeiros daqui, afim de combinarem medidas naquelle sentido, e as quaes levará ao conhecimento do dr. Borges de Medeiros. O dr.Flores da Cunha seguirá amanhã para essa capital. 

O problema russo

Tokio, 25 - Uma informação official diz que os bolchevistas fizeram saltar um trecho de estrada de ferro a 53 kilometros de Nikolsk, na Siberia, sabbado ultimo, atacando o trem postal japonez e matando tres pessoas. As tropas japonezas empenharam-se, então, em luta com os bolchevistas. 

Os fascistas attentam contra um deputado socialista 

Roma, 25 - Os fascistas atacaram o deputado socialista Fabrizio Maffi, em Siena. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de abril na história

1916 - Nasce o escritor australiano Morris West. 
1952 - Lançamento da Revista Manchete.
1965 - Inauguração da TV Globo.
1986 - Acidente nuclear de Chernobil causa 31 mortes imediatas e mais de 135 mil pessoas são evacuadas. 
1991 - Jogador de futebol Diego Maradona é preso com drogas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895