Inflação, sedições e monocultura: causas da carestia
A edição do dia 25 de dezembro de 1924, quinta-feira, noticiava

publicidade
“Diz o ‘Paiz’, do Rio de Janeiro, num dos seus últimos números, que a alta sempre crescente dos gêneros de primeira necessidade, determinada por fatores vários, veio a agravar-se ultimamente com a escassez de alguns desses gêneros, notadamente a banha e o feijão. Certo — acrescenta aquela folha — os acontecimentos que se desenrolam no extremo sul do país, afetando a vida normal de todas as atividades do Estado, que constitui, por assim dizer, o celeiro das praças meridionais do Brasil, muito concorrem para a falta que se vem sentindo nesta capital dos cereais de maior consumo. Por outro lado, a quase exclusividade da cultura do café nos Estados de S. Paulo, Minas e Rio, em detrimento das demais lavouras, especialmente de cereais, de que eram grandes produtores, também influiu sensivelmente no abastecimento desta e de outras cidades do interior, provocando a grita geral contra os preços que vinham alcançando os gêneros alimentícios. Nos últimos dias começou a se fazer sentir nas feiras livres a falta do feijão, gênero que ainda constitui, por assim dizer, a base da alimentação dos cariocas. Surgiram de toda a parte as queixas e reclamações que foram ouvidas pela Superintendência do Abastecimento. [...]”
A situação colonial italiana
“De uma nova viagem à região colonial italiana, regressou o cav. Luiz Arduini, cônsul da Itália neste Estado. Como nas anteriores feitas nos municípios de Garibaldi, Bento Gonçalves e Santa Maria, o representante da nação amiga procurou estudar e constatar ‘de visu’ as condições em que se encontram os seus compatriotas no Rio Grande do Sul. [...] Gentilmente, atendeu s. s. ao nosso representante, resumindo as suas impressões nas seguintes palavras: ‘A excursão à zona colonial italiana oriental deste Estado, efetuada há dias, não podia ser mais instrutiva para mim e mais rica de resultados sob o ponto de vista do meu programa. É de meu interesse viver, quanto possível, em contato com as coletividades italianas do Rio Grande do Sul, reacendendo neles o orgulhoso sentimento da sua nacionalidade de origem e para que mantenham perene o seu afeto por esta terra americana que abriu os seus braços para recebê-las como uma segunda pátria. É de meu dever fazer sentir a cada um deles a observância de seus deveres para com a terra em que vivem e na qual talvez morrerão; sem, no entanto, renunciar ou abdicar da sua qualidade de italiano, visto que o nosso povo [...] pode considerar-se [...] um dos elementos fundamentais da civilização do Rio Grande do Sul [...]”
Temporada do fogo
“Como temos noticiado, grande tem sido o número de incêndios ocorridos nesta capital ultimamente. [...] o fim do ano é a quadra dos sinistros e as estatísticas mesmo referem que, nesse período, a sua frequência é bem maior que nos outros meses do ano. [...] as companhias de seguros tiveram, em dias desta semana, um entendimento com a direção do Corpo de Bombeiros relativamente ao assunto. Ficou assentado que o pessoal daquela corporação auxiliasse a polícia no serviço de vigilância noturna em determinados pontos da cidade, de modo e em condições de proporcionar uma pronta e imediata assistência no sentido de prevenir ou obstar a propagação do fogo.”
Pianos alemães
“Os australianos após longa resistência reataram as relações comerciais com a Alemanha. As importações ultrapassaram este ano dois milhões de libras esterlinas. As últimas estatísticas estabelecem que os alemães reocuparam o mercado de pianos, pois 500 pianos alemães desembarcaram ali só numa semana de setembro. A Alemanha é outra vez um dos melhores clientes da Austrália para a lã e outros produtos.”
O dia 25 de dezembro na história
- 336 Primeiro registro documental da celebração do Natal em Roma.
- 800 Carlos Magno é coroado Imperador do Sacro Império, em Roma.
- 1000 Fundação do reino cristão da Hungria por Estêvão I.
- 1642 Nasce o físico, astrônomo e matemático inglês Isaac Newton, figura central da Revolução Científica.
- 1758 O cometa Halley é avistado por Johann Georg Palitzsch, a primeira passagem prevista antecipadamente de um cometa.
- 1766 Começa a Revolta Mapuche na região chilena de Araucania.
- 1831 Começa a Grande Revolta Escrava na Jamaica.
- 1941 Começa a ocupação japonesa de Hong Kong durante a Segunda Guerra.
- 1977 Morre na Suíça o ator e cineasta inglês Charlie Chaplin.
- 1983 Morre o pintor e escultor espanhol Joan Miró.
- 1989 O ditador deposto da Romênia, Nicolae Ceausescu, e sua esposa Elena são condenados e executados após julgamento sumário.
- 1991 Mikhail Gorbachov se demite do cargo de presidente da União Soviética; no dia seguinte a união é dissolvida.
- 2021 O Telescópio Espacial James Webb é lançado ao espaço.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios