Iniciada a construção do mais novo armazém do cais

Iniciada a construção do mais novo armazém do cais

Correio do Povo do dia 18 de maio de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Projeto do edifício para a administração do Porto de Porto Alegre.

publicidade

Os armazens do cáes

Começou ante-hontem a montagem de mais um armazem do cáes em construcção, do porto desta capital. Esse armazem está sendo montado no local, que fica entre o edificio da administração do porto e o alpendre destinado ao embarque e desembarque de passageiros. É elle do typo A, com capacidade para 50.000 volumes e igual ao que já funcciona no trecho do cáes para os lados da praça Martins de Lima. Com este são dois os armazens que presentemente estão em construcção e cujas obras deverão estar concluidas antes do mez de setembro. Uma vez terminados, ficarão funccionando quatro armazens, sendo dois do typo A e dois do B e com a capacidade para 300 mil volumes.

DIVERSAS

Ponte sobre o Arroio Cadêa - O presidente do Estado autorisou a Secretaria das Obras Publicas a construir a ponte sobre o arroio Cadêa, proximo á villa de S. Sebastião do Cahy. Os trabalhos de construcção dessa ponte, que fica situada na estrada de rodagem que vae da referida villa á estação de Capella e S. Leopoldo, prolongamento da desta capital a S. Leopoldo , serão atacados no exercicio vindouro.

Escola de Musica - Já se acha funccionando a Escola de Musica que, por iniciativa do Centro de Cultura Artistica foi installada no predio n. 82 da rua São Pedro, arrabalde de São João. Os diversos cursos são dirigidos pelos professores: piano, professora Domethilde Silveira, adjuncta do maestro Fontainha, no “Instituto Musical”; canto, maestro Calderon de La Barca; violino, professor Camilo Fossati; flauta, professor Rocco Postiglione; bandolim professora Gladys Ferreira; theoria e solfejo, professora Flora Tavares. A direcção da Escola ficará sob a fiscalisação dos maestros Corsi e Fontainha, directores technico e artistico do Centro de Cultura Artistica do RS. 

Exposição nacional de gado - Sabe-se que estão em preparação para concorrerem á proxima Exposição do Centenario varios lotes de touros e vaccas da raça Devon, respectivamente do Dr. J. F. Assis Brasil e conde de São Mamede.

TELEGRAMMAS

Construcção de uma ponte - Foram abertas hontem na Intendencia Municipal, propostas para a construcção de um trecho da estrada da linha Leopoldina, na extensão de cerca de dez kilometros, entre a ponte do rio Herval e a estrada de Montebello. Este importante melhoramento facilitará as communicações entre esta villa e os 2º e 5º districtos.

As relações entre a Italia e o Brasil

Roma, 17 - O conde Matarazzo, em uma entrevista que concedeu hontem, a uma folha desta capital, disse que a Italia deve tomar parte na exposição do centenario do Brasil e construir um edificio permanente, que, depois de concluida a exposição, sirva para uma exhibição constante dos productos italianos. O conde Mattarazzo disse que o Brasil está soffrendo a mesma crise economica que affecta todo o mundo. Entretanto, accrescentou, “no Brasil, não ha falta de trabalho, ao contrario, luta-se com a falta de braços”. Disse, ainda, que o presidente da Republica Epitacio Pessoa é um notavel e forte homem de Estado.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 18 de maio na história

1919 - Nasce a bailarina Margot Fonteyn. 
1938 - Lei de Segurança Nacional é adaptada ao Estado Novo.
1961 - Jânio Quadros baixa decreto, proibindo a realização de brigas de galos.
1980 - Brizola decide criar o PDT - Partido Democrático Trabalhista.
1999 - Morre o dramaturgo e escritor Alfredo Dias Gomes.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895