Iniciado o assentamento da estrada de ferro que ligará Alegrete a Quaraí

Iniciado o assentamento da estrada de ferro que ligará Alegrete a Quaraí

Correio do Povo do dia 11 de junho de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Estação ferroviária de Alegrete.

publicidade

Estrada de Ferro Alegrete-Quarahy

Foi iniciado o assentamento dos primeiros trilhos da Estrada de Ferro, que ligará Alegrete a Quarahy, depois de preparado e collocado o desvio, onde a nova linha entronca na E. de F. Porto Alegre a Uruguayana. O entroncamento com o respectivo desvio, ficou quasi defronte a residencia do mestre de linha da Viação Ferrea, distante 216 metros da Estação e a 16 metros do kilometro 232. Esse trabalho foi realisado, na melhor ordem e rapidez, na tarde de 3 do fluente, por uma turma de trabalhadores com o capataz. O acto de collocação do desvio foi logo após a passagem do trem de tabella pelas 17 horas, proseguindo o trabalho até á noite, com o assentamento de dormentes e trilhos. 

DIVERSAS

Batalha naval do Riachuelo - Passa, hoje, mais um anniversario da batalha naval do Riachuelo, o heroico e glorioso feito das armas brasileiras na campanha do Paraguay. Em commemoração a essa data, o pavilhão nacional será hasteado, ás 12 horas, nos quarteis, repartições publicas, associações, etc. 

Viagens entre Porto Alegre e Santo Amaro - O vapor “Porto Alegre”, que faz viagens entre esta capital e a villa de Santo Amaro, acaba de entrar para o estaleiro dos srs. Alcaraz e Cia. afim de soffrer reparos e pintura de todo o casco. Nesta linha, foi ele substituido, provisoriamente, pelo vapor “Italia”, que sairá daqui ás 6.15 horas. 
Conservatorio de Musica de S. Leopoldo - Domingo proximo, effectuar-se-á, na cidade de S. Leopoldo, a inauguração do Conservatorio de Musica, recentemente ali fundado por iniciativa do Centro e Cultura Artistica desta capital. 

TELEGRAMMAS

O raid aereo Lisboa-Rio 

Bahia, 10 - O “Diario da Bahia”deu uma edição especial de dezesseis paginas em honra aos aviadores, causando successo. Continuam com o maior enthusiasmo as festas em homenagem aos aviadores, sendo indiscriptivel e nunca visto o regosijo na cidade. Após o desembarque, os aviadores, acompanhados de um prestito formidavel, calculado em trinta mil pessoas, dirigiram-se ao Polytheama, onde realizou-se imponente sessão civica, orando o professor Virgilio Lemos que proferiu magistral discurso em nome da Bahia.

Bahia, 10 - Continuam as festas aos aviadores, estando o commercio fechado. Os aviadores fizeram hontem visitas officiaes ao governador e ao arcebispo. A multidão acclama-os incessantemente em todos os pontos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de junho na história

1910 - Nasce o oceanógrafo Jacques Costeau.
1940 - Getúlio Vargas pronuncia discurso pró-nazista a bordo do encouraçado Minas Gerais. 
1970 - Morre o político russo Alexander Kerenski.
1974 - Morre o presidente Eurico Gaspar Dutra.
1982 - Estreia nos cinemas: “ET, o Extraterrestre”

O dia 12 de junho na história 

1930 - Começa a circular no Rio de janeiro o jornal Diário de Notícias. 
1937 - O general Tukhatcheski e mais sete oficiais são executados na URSS, acusados de espionagem. 
1951 - A Última Hora é fundada no Rio de Janeiro, por Samuel Wainer.
1964 - Nelson Mandela, líder africano é condenado a prisão perpétua.
1994 - Basquete feminino do Brasil ganha o mundial na Austrália. 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895