Intervenção Federal na Bahia

Intervenção Federal na Bahia

Correio do Povo do dia 21 de março de 1924, sexta-feira, noticiava:

Correio do Povo

Em 1924, o governo federal decretou estado de sítio em Salvador e na Bahia

publicidade

O caso da Bahia - Foi decretada a intervenção federal naquele Estado

Rio, 20 - O “Jornal do Commercio” publica , em sua edição de hoje, o decreto do governo federal intervindo no Estado da Bahia. Aquelle jornal faz preceder dos seguintes commentarios o decreto de intervenção: “O governador cessannte da Bahia, mantendo uma attitude recalcitrante e premeditando uma resistencia ao ao unico poder competente para reconhecer e empossar o seu legitimo successor, quiz crear uma situação de ameaça á perturbação da ordem, o que felizmente foi evitado a tempo, pela prudente e opportuna intervenção do governo da União. O governo federal não poderia ficar indifferente á mashorca que se pretendia fomentar contra a posse do governador legitimo dr. Góes Calmon e decretou estado de sítio na Bahia.”

DIVERSAS

O cambio - O mercado cambial funcionou, hontem, bastante paralysao, em consequencia da baixa que se vem registrando ha dias. O mercado abriu a taxa de 6, que baixou successivamente até attingir a de 5 29/32. Com esta taxa fechou o mercado em posição frouxa. Os valores ouro, para despachos alfandegarios, foram emittidos á razão de 5$216 por mil réis ouro. O Banco Francez e Italiano recebeu telegramma a proposito do cambio em Londres sobre as praças de Paris, Genova-Milão, Suissa, Hespanha, Hollanda, Belgica, New York, Lisbôa, Montevidéo e Buenos Aires.

Capitalistas inglezes - Desde alguns dias, encontram-se nesta capital, sir Edmundo Vestey, um dos maiores accionistas da companhia proprietaria do frigorifico de Pelotas, e o sr. Toettel Manager, gerente do frigorifico que essa empresa tem na cidade de Buenos Aires. A sua viagem ao Rio Grande do Sul prende-se a assmptos referentes aos negocios daquella empreza neste Estado, bem como conhecer o grau de desenvolvimento de nosso commercio e das nossas industrias. Os dois capitalistas inglezes estiveram hontem no palacio do governo, acompanhados do dr. T. C. Dillon, consul de s. m. brittanica, sendo recebidos em audiencia especial pelo dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado.

TELEGRAMMAS

O desaparecimento de um funccionario da legação chilena

Paris, 19 - O funccionari da legião chilena, sr. Huidobro, que ha dias desaparecera, voltando ante-hontem ao lar, já está inteiramente restabelecido. Procurado por varios jornalistas, historiou elle a violencia de que foi victima, e declarou que vai apresentar queixa-crime contra os seus raptores.

Os protestos da Inttelectualidade franceza contra o desterro de Unamuno

Paris, 19 - Realizou-se, nesta capital, uma reunião de professores par protestar contra desterro do escriptor hespanhol d. Miguel Unamuno. Todos os oradores conderam o acto de Directorio como attentado á liberdade de pensamento.

Comité - França-America

Paris, 20 - 0 Comité França-America offereceuum jantar em honra do sr. Guony, delegado do Uruguay e presidente da Liga das Nações. O jantar transcorreu numa atmosfera de cordialidade, delle partipando eminentes personalidades.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 21 de março na história

  • 1906 - Nasce André Filho, compositor.
  • 1907 - Governo britânico se opõe à construção de um túnel sob o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, por motivos de segurança interna.
  • 1932 - Criada, pelo governo Getúlio Vargas, a Carteira de Trabalho.
  • 1960 - Nasce Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1
  • 1990 - Morre Yashin (o Aranha Negra), o melhor goleiro de todos os tempos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895