Intromissão dos uruguaios na revolução rio grandense

Intromissão dos uruguaios na revolução rio grandense

Correio do Povo do dia 19 de Maio de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Nepomuceno Saraiva

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado

O caso Nepomuceno Saraiva

S. Paulo, 18 - A Liga Nacionalista dirigiu ao presidente da Republica o seguinte telegramma: “Exmo. sr. presidente da Republica - Deante da confissão noticiada pelos jornaes de hoje e assignada pelo presidente do Rio Grande do Sul, de que as forças mercenarias estrangeiras invadiram, a seu mando e a seu soldo, o territorio nacional, para assassinar a brasileiros que combatem na sua terra pelas liberdades civicas, a Liga Nacionalista confia em que s. exa. não permittirá o vilipendio confessado e e cynico á honra da Patria e intervirá na guerra civil do sul, assim, para estabelecer os principios constitucionaes daquella unidade federativa, como para repellir, immediatamente, como lição eterna, o vergonhoso ultrage á dignidade nacional. Os estudantes da Faculdade de Direito promoverão uma reunião, hoje, das academias desta capital para discutir o modo mais eloquente de fazer sentir aos altos poderes da Nação o seu protesto contra a intromissão de uruguayos na revolução riograndense. 

DIVERSAS 

Apanhada por um bonde - O bonde letra I, encarnado, apanhou ante-hontem, á noite, na rua 7 de Setembro, esquina da rua Uruguay, a mulher de nome Maria do Carmo, que, bastante alcoolisada, procurava atravessar aquella rua. Ficou ella com um ferimento contuso, profundo, com 4 centimetros de extensão, na região occipital, recebendo tambem, um forte choque traumatico. Depois de pensada na Assistencia Publica do 1º districto, foi ella conduzida para a Santa Casa de Misericordia. O bonde era dirigido pelo motorneiro João Rodrigues de chapa n. 371 e tinha como conductor o de chapa n. 14 de José Pinto. 

Commercio com os Estados Unidos - 
A nossa exportação para os Estados Unidos subio muito em valor do anno passado. Os Estados Unidos são o nosso maior cliente, vindo em segundo lugar a França e em terceiro a Inglaterra, que é como já tivemos occasião de verificar, o nosso primeiro fornecedor. Os Estados Unidos eram antes da guerra, o nosso terceiro fornecedor, vindo depois da Inglaterra e da Allemanha. Agora, em 1922, os Estados Unidos occuparam o segundo lugar, depois de serem os primeiros durante a guerra. 

A importação no Brasil - Na nossa importação no anno passado, a Argentina apparece em terceiro lugar, depois da Inglaterra e dos Estados Unidos. 

TELEGRAMMAS

As commemorações do 

anniversario de Riachuelo 

Rio, 18 - No dia 11 de junho, a Marinha de Guerra, como nos annos anteriores, fará o desembarque de uma parte de suas forças, que desfilarão até á Avenida Beira-Mar, em continencia á estatua do almirante Barroso. A divisão será formada por tres brigadas da Marinha, as quaes terão respectivamente, como commandantes, os capitães de mar e guerra Tancredo Gomensozo e Luiz Perdigão. 

O communismo na Bulgaria 

Sofia, 18 - O governo adoptou medidas severas contra os communistas, prohibindo a propaganda bolchevista. O governo prohibiu tambem, sob pena de prisão, a importação de armas.

Ainda a questão das reparações

Berlim, 18 - O governo allemão dirigirá, no principio da proxima semana, novas offertas relativamente ás reparações. 

O concurso de balões livres 

Paris, 17 - O premio instituido pelo Aero-Club da França para o vencedor do concurso de balões esphericos coube ao sr. Moineau, que fez um percurso de 233 kilometros. 

A grafia da época está 

preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de maio na história

1895 - Morre em combate, José Marti, poeta, líder da terceira guerra de independência de Cuba (1895-1898). 
1940 - Nasce o cineasta Cacá Diegues. 
1971 - Protesto contra a participação dos EUA na Guerra do Vietnã reúne mais de 500 mil pessoas em Washington.
1982 - A atriz Sophia Loren é presa por fraude fiscal na Itália.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895