Inverno causa aumento nos índices de fome e miséria na Rússia

Inverno causa aumento nos índices de fome e miséria na Rússia

Correio do Povo do dia 2 de dezembro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A situação da fome na Rússia agravou-se com a chegada do inverno.

publicidade

O problema russo

Recrudescem com o inverno, os horrores da fome e da miseria

Riga, 30 - É crescente o horror que está produzindo o inverno na Russia. No governo de Tsaritzin onde o numero de camponezes flagellados é de 389.000 actualmente, inclusive creanças, há 5 dias que a ninguem tem sido fornecido qualquer quantidade de alimento, tendo enlouquecido muitos com a terrivel mania de possuirem pão em abundancia. Muitos habitantes que se alimentaram de ratos do mato, estão agora a alimentar-se de gatos ou hervas que até aqui so os camelos comiam. Muitas mães levadas ao desespero procurando pôr termo ao soffrimento dos filhinhos, dão-lhes banhos com extractos venenosos para lhes provocar a morte.

DIVERSAS

A suspensão dos trabalhos da Companhia Armour - Os nossos telegrammas de S. Paulo ha dias se referiram que a Companhia Armour, naquelle Estado, em caracter provisorio havia suspenso o funccionamento do seu frigorifico que é um dos maiores da America do Sul. Como era natural, essa noticia impressionou vivamente os criadores nacionaes. Ficaram sem trabalho, centenares de pessôas. 

Melhoramentos na Ilha da Pintada - Depois que o capitão Francisco Coelho assumiu o cargo de sub-intendente da Ilha da Pintada, foram introduzidos varios melhoramentos no edificio onde funcciona a sub-intendencia dali. Agora, com dragas da Secretaria das Obras Publicas, será aterrado, com areia, a rua que, partindo do centro do banhado, vae até ao local onde se encontra a egreja. Em seguida, serão plantados platanos, formando assim, uma especie de avenida a nova via publia. 

Exposição de fructas - Domingo proximo, haverá uma reunião da commissão promotora da exposição de fructas a se realizar, na Villa Nova, no mez entrante. Será organisado o programma definitivo deste certamen, para o qual ha enthusiasmo. 

Conferencia do dr. Jacintho Gomes - Realisou-se sabbado no Clube Renascença de Cachoeira, a conferencia do dr. Jacintho Gomes.

TELEGRAMMAS

O raid aereo Rio-Buenos Aires Celebração da victoria de Edu Chaves

S. Paulo, 1 - No dia 29 do mez hoje entrante - primeiro anniversario da grande victoria de Edu Chaves no raid Rio-Buenos Aires - preparam-se grandes festas para commemorar esse notavel feito da aviação nacional. 

Contra as touradas

S. Paulo, 4 - A União Protectora dos Animaes continua recebendo valiosas adhesoes ao seu movimento contra as touradas por occasião do centenario da independencia. Todas as escolas do Estado , além de outras classes, vão pedir ao presidente da Republica que não permitta aquelle barbaro espectaculo em nosso paiz.

A gréve geral dos electricistas 

Berlim, 30 - Em consequencia da gréve geral dos eletricistas, nesta cidade, esteve hontem inteiramente paralysado o trafego de bondes. Tambem por falta de energia electrica foram publicados apenas alguns jornaes que já estavam promptos ao ser declarado o movimento paradista, que acabou attingindo todo o sistema electrico.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 dezembro na história

1825 - Nasce e é apresentado à Corte o futuro Imperador Pedro II. 
1944 - Inauguração da Rádio Globo. 
1956 - Fidel e Che Guevara desembarcam em Cuba para iniciar a guerrilha com 72 homens e perdem a maioria no primeiro combate. 
1982 - Primeiro implante de coração artificial é realizado nos EUA. 
1993 - Morre o narcotraficante Pablo Escobar.  


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895