Irregularidades na Alfândega de Porto Alegre

Irregularidades na Alfândega de Porto Alegre

Correio do Povo do dia 9 de janeiro de 1924, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Incêndio criminoso na Alfândega foi motivado por um desfalque

publicidade

Desfalque na Alfandega desta capital

Em varias noticias publicadas, temos nos referido ás graves irregularidades occorridas na Alfandega desta capital irregularidades estas descobertas após o incendio criminoso ali verificado. Varias foram as medidas tomadas pelo dr. Genulpho Freire. O delegado fiscal nomeou uma commissão para proceder a balanço nos livros caixas da Alfandega. Esta commissão acaba de terminar o seu trabalho, tendo procedido a um completo e minucioso balanço em virtude do qual apurou um desfalque pelo qual é responsavel o 3º escriptuario da mesma Alfandega, Joel Carlos Espindola que, interinamente servia como thesoureiro da mesma repartição fiscal. O dr. Genulpho Freire tem feito communicações ao titular da Fazenda.

DIVERSAS

“Album dos bandoleiros” - Foi-nos offerecido hontem o “Album dos Bandoleiros”, editado por Barreto-Araujo, directores do conhecido magazine porto-alegrense “Kodak”. A capa, bem desenhada, alem do titulo, contém a seguinte legenda: “Revolução Rio-Grandense - 1923”. Em ponto grande e com muita nitidez, illustram a primeira página do “Album dos Bandoleiros” os clichés do candidato da opposição rio-grandense, dr. J.F. de Assis Brasil, e do pacificador do Rio Grande, o illustre titular da pasta da Guerra, general Setembrino de Carvalho. “O nosso depoimento”, que occupa as cinco paginas que se seguem, é o historico da revolução, desde os seus primordios até o pacto de 14 de dezembro, feito o assignado pelos autores da obra. Nas setenta e tantas paginas de que se compõe-o “Album dos Bandoleiros” figuram cerca de 300 photographias de chefes e soldados revolucionarios, episodios de factos guerreiros, plantas dos logares e que se feriram os mais sangrentos combates, etc. “Album dos Bandoleiros” está sendo vendido a 10$000.

Reclamação - Moradores da avenida Redempção reclamam contra os abusos dos automoveis andarem pela Alameda que margeia a avenida Redempção, o que constitui um perigo para os transeuntes. Urge portanto, que uma providencia seja tomada.

TELEGRAMMAS

A situação na Allemanha

Hamburgo, 8 - O tribunal extraordinario condemnou os communistas revolucionarios de outubro pela seguinte maneira: o chefe, a dez annos de reclusão, e outros, á dezoito mezes e a sete annos, pelo crime de traição. Os restantes accusados foram sentenciados a menos de um anno pelo uso de armas prohibidas.

Adhesoes ao fascismo

Roma, 8 - O directorio do partido fascista inscreveu nesta agremiação politica o senador Pitaco, o ex-governador da Somallia, sr. Rivert, e cinco outras personalidades. O mesmo directorio convidou a Federação Provincial de Aeronautica a obter um aeroplano por cada Provincia e ennunciou que, da sua parte, offereceria um apparelho a que poria o nome de Mussolini.

Divergencia entre bolchevistas

Riga, 8 - O jornal russo “Pravda” publica um artigo em que ataca o commissario Trotzki, accusando-o de semear discordias no seio dos bolchevistas e de ter abandonado o programma traçado pelo seu camarada, sr. Lenine.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de janeiro na história

  • 1858 - Criação do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, Primeira Escola para adultos no Brasil.
  • 1908 - Nasce a escritora francesa Simone de Beauvoir.
  • 1939 - Presidente Roosevelt escreve carta elogiando Getúlio Vargas.
  • 1941 - Nasce a cantora Joan Baez.
  • 2000 - Morre o fundador do Partido Liberal Álvaro Valle.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895