Jocotós fazem enterro de lampeão e kerozene

Jocotós fazem enterro de lampeão e kerozene

Correio do Povo do dia 5 de fevereiro de 1924, terça-feira, noticiava

Renato Bohusch

Integrantes dos Jocotós da Tristeza

publicidade

Um dia de alegria e bom humor na Tristeza - Enterro do lampeão de kerozene

Foi, sem duvida nenhuma, um dia de alegria e bom humor o que ante-hontem passaram, não só os veranistas da Tristeza, como as innumeras pessoas que, como sóe acontecer todos os domingos, para ali se transportam em busca de um ar mais puro. As honras de haver conseguido mais uma vez, implantar a “alegria” na Tristeza, couberam aos jocotós fazerem o enterro do lampeão de kerozene, cruelmente assassinado pelos drs. Rocha Vaz e Waldemar Daudt, fornecedores da luz electrica installada agora em todas as casas daquelle arraial. As cerimonias foram effectuadas com todas as solemnidades do ritual. Apenas faltou o vellorio porque sendo a vélla (como explicaram os jocotós) concurrente e por isso mesmo inimiga figadal do lampeão, tinha se negado formalmente a prestar a sua homenagem ao morto.

DIVERSAS

O centenario do nascimento de Camões - Passando, hoje, mais um centenario do nascimento de Luiz Vaz de Camões - o grande poeta dos “Lusiadas” obra prima de stylo e de forma que o immortalisou - a colonia lusitana domiciliada em Santa Maria, prepara-se para não deixar que esta data transcorra despercebidamente. Effectuarão uma sessão civica, em que falará, entre outros oradores, o dr. João Henrique, advogado, nos auditorios daquella cidade. Alem dessa, outras homenagens serão prestadas ao glorioso lusitano que tão alto elevou o nome de sua patria co-irmã-gemea da nossa. A sessão commemorativa será realisada no Collegio Elementar, cuja directoria prestará o seu valioso concurso a essa homenagem.

As obras da Alfandega desta capital – A Delegacia Fiscal remetteu á directoria da Receita Publica a demonstração de credito na importancia de 695:930$000, por conta da verba 28 do Ministerio da Fazenda, afim de attender ás despezas com a conclusão das obras do edificio da Alfandega desta capital.

Escola Polono-Brasileira - Reabriram-se hontem as aulas da escola polono-brasileira, mantida pela Sociedade Poloneza Aguia Branca com sede á rua São Pedro, nº 71, no arrabalde São João. São lecionadas linguas: poloneza, portugueza e allemã.

TELEGRAMMAS

As relações entre a Polonia e o Brasil

Rio, 3 - O ministro da Polonia conseguiu realisar a unificação dos polonezes residentes no Brasil sobre uma base de trabalho, para o desenvolvimento das relações entre o Brasil e a Polonia. Sob o patrocinio do ministro da Polonia, foram, ainda, creadas commissões em S. Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, as quaes tratarão da erecção de um monumento ao Brasil, offerta da colonia poloneza, e que será inaugurado proximamente em Curityba.

O fallecimento de Wilson

Deixou de existir, no domingo, o grande estadista americano

Washington, 3 - O ex-presidente Woodrow Wilson Morreu serenamente e profundamente abatido pelos soffrimentos. O obito verificou-se precisamente ás 11,15 horas da manhã de hoje , estando o presidente Wilson cercado da familiares e de pessoas intimas.

A situação na Allemanha

Paris, 4 - Noticiam de Colonia que se deram graves conflictos entre policiaes e mineiros grevistas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 5 de fevereiro na história

  • 1902 - Jornada de trabalho dos mineradores na França é fixada em nove horas.
  • 1921 - Apresentação do filme de Charles Chaplin: “O Garoto”.
  • 1980 - O Departamento de Estado norte-americano conclui que não há mais tortura de presos políticos no Brasil.
  • 1999 - Morre o príncipe Hussein da Jordânia.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895