Jornal A Federação passa a funcionar em nova sede

Jornal A Federação passa a funcionar em nova sede

Correio do Povo do dia 9 de agosto de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Prédio da antiga sede do jornal A Federação.

publicidade

A Federação 

Achando-se já quasi concluidas as obras internas do edificio construido á rua dos Andradas, esquina da Paysandú, a nossa collega “Federação”, a partir de hoje, passará a funccionar em seu novo predio. As suas secções de lynotipos e de obras vão muito adeantadas na montagem, devendo ficar concluidas por toda a proxima semana. Terminada a montagem daquellas secções, a “Federação” iniciará, em seguida, a desmontagem e a montagem do novo predio da machina de impressão, esperando-se que isso ficará concluido por todo o mez corrente. A inauguração do novo predio, bem como dos melhoramentos que fará em suas officinas, está marcada para o dia 7 do mez entrante. 

DIVERSAS

Lavanderia da Santa Casa - Os srs. Guilherme Alves, dr. Christiano Fischer e Pedro Alexandrino de Mattos, membros da commissão para a installação deste melhoramento na Santa Casa de Misericordia, receberam hontem na Thesouraria da Intendencia Municipal a quantia de 5:000$000, auxilio concedido pelo Conselho Municipal, para aquelle fim. 

Os patronatos agricolas no Rio Grande do Sul - Na Escola de Engenharia está se desenhando um mappa de 1.m.50 por 2 metros, demonstrando onde se acham funcionando, neste Estado, os patronatos agricolas mantidos por aquelle estabelecimento de ensino. Os patronatos são em numero de onze, e acham-se situados em varios municipios, a saber: nas tres escolas industriaes que funccionam no Rio Grande, em Caxias e Santa Maria; nas estações zoothecnicas de Bagé e Julio de Castilhos; nas estações de agricultura de Bento Gonçalves, Cachoeira e Santa Rosa; no Instituto Borges de Medeiros e na Escola Experimental, em Viamão. No mappa em que se acha designado o local onde se encontra cada um desses estabelecimentos de ensino, vê-se tambem desenhada a frente do edificio onde o mesmo se acha installado. Outras indicações tem elle ainda, como sejam: os toldos dos selvicolas no norte do Estado; as estradas de ferro e de rodagem em trafego. 

TELEGRAMMAS

Installação do serviço de iluminação electrica 

Lavras, 8 - Foi hontem inaugurada aqui a nova installação de luz electrica, tendo assistido ao acto compacta multidão, membros do syndicato Souza Chiapetta, representantes da Casa Bromberg, dr. Pires Porto, intendente municipal, o desembargador José Bernardo autoridades e muitas familias. Terminado esse acto, foi posta em movimento a possante machina, e uma onda de luz jorrou por todo o perimetro urbano, o que fez o povo proromper em enthusiasticos vivas. A banda de musica executou, então, marchas festivas, subindo o ar muitos foguetes. Realizou-se após um baile na residencia da familia Chiappetta. 

A prohibição do uso de bebidas alcoolicas 

Bielfield, 7 - A votação recolhida na Allemannha sobre a prohibição do uso de bebidas alcoolicas de accôrdo com a lei americana apresentou esmagadora maioria. O escrutinio feito nesta cidade obrigou a medidas de precaução por parte da policia, sendo que de 15 mil eleitores 12 mil votaram pela prohibição. 

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 9 de agosto na história

1931 - Nasce o treinador de futebol Zagalo. 
1954 - O deputado Afonso Arinos exige a renúncia de Getúlio Vargas. 
1962 - Morre o romancista alemão Hermann Hesse.
1974 - Morre o locutor Heron Domingues.
1994 - Morre o pintor Ibere Camargo.
2001 - Atentado suicida em Jerusalem mata 15 pessoas. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895