Jornal da manhã publica artigo em busca pela paz no Rio Grande do Sul

Jornal da manhã publica artigo em busca pela paz no Rio Grande do Sul

Correio do Povo do dia 13 de abril de 1923, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Jornal da Manhã apelou para que os jornais moderassem sua linguagem

publicidade

Politica rio-grandense - Um nobre appello do Jornal da Manhã 

Pelotas, 10 - Em longo artigo epigraphado - “Pela paz” - o “Jornal da Manhã” appella para os sentimentos sãos de ambos os lados politicos, afim de ser devolvida a paz ao Rio Grande do Sul. Diz que os esforços devem começar pelos jornaes, que se insultam. Pede que moderem a linguagem usada, deprimente entre irmãos, e não justificada pelo ardor da campanha que os inspira. Termina dizendo que continuará encarando outros aspectos mais graves do magno problema da pacificação do Estado. 

Soledade, 10 - O directorio federalista local continua empenhado em conter o movimento revolucionario que ameaça irromper neste municipio. Chegou de Passo Fundo uma columna da brigada do general Firmino de Paula. 

DIVERSAS 

Club Caixeiral - Já começou a demolição do velho edificio do Club Caixeiral, á rua dos Andradas. As novas obras do majestoso projecto serão atacadas em seguida, devendo ficar concluidas dentro de um anno. A séde do club está funccionando no seu edificio novo á rua Vigario José Ignacio. 

Construcção de uma base naval - O governo federal vae construir uma base de aviação naval na cidade do Rio Grande. Aproveitando a occasião, tambem reconstruira o edificio para a Escola de Aprendizes Marinheiros naquella cidade. A execução destas obras, o governo federal contractou-as com a Companhia Constructora de Santos, que tem a seu cargo a construcção de quarteis neste Estado, tambem por conta do governo federal. Estas obras estão orçadas em mais de cinco mil contos de reis. 

Falta d’agua - Moradores da rua Riachuelo, quadra entre as ruas General Paranhos e general Camara, queixam-se novamente da falta d’agua que nestes ultimos dias tem-se feito sentir em suas residencias, falta essa que muito difficulta os serviços domesticos. 

Os nossos fumos em rolha no Pará - 
A Associação Commercial desta capital recebeu uma carta da Amazonia Mercantil Ltda., com séde em Belem mostrando interesse de representar o fumo rio-grandense. 

TELEGRAMMAS

1º de Maio - As commemorações do dia consagrado ao trabalho -Grandes festas projectadas 

S. Paulo, 12 - Reina grande enthusiasmo nos circulos operarios desta capital para a commemoração do dia consagrado ao trabalho. Todas as sociedades operarias e associações de classes trabalhadoras já estão tomando as necessarias medidas para que as festas do - Dia do Trabalho - sejam imponentes. Effectuou-se, hontem, uma sessão especial da União dos Trabalhadores Graphicos desta capital e na qual foram tomadas diversas medidas referentes ás festas que vão ser realisadas. Dentro em breve haverá uma reunião de todas as associações operarias para que fique definitivamente assentado o programma de festas que serão effectuados em 1º de maio.

As consequencias da occupação do Ruhr A divida do governo allemão 

Berlim, 12 - Até 31 de março ultimo a divida fluctuante do governo allemão, em notas do thesouro, descontadas, elevava-se a 1.600 bilhões de marcos. 

A grafia da época está  preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de abril na história

1870 - Criação do Metropolitan Museum. 
1906 - Nasce o escritor e dramaturgo Samuel Beckett.
1907 - Lançamento da revista Fon-Fon, que se destacou pelas caricaturas publicadas. 
1939 - Albânia é anexada á Itália, por decreto. 
1991 - São roubados 20 quadros do pintor Van Gogh, em Amsterdã. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895