Julgamento di ataque de Munique na Alemanha

Julgamento di ataque de Munique na Alemanha

Correio do Povo do dia 8 de março de 1924, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

A ideia de Hitler era tomar a cidade de Munique e marchar até Berlim

publicidade

A situação na Allemanha - O julgamento dos implicados no levante de Munich

Munich, 6 - A audiencia do processo contra os nacionalistas foi suspensa subitamente por ter o procurador geral declarado que não continuaria a assistir á mesma, em vista dos ataques humilhantes da defesa. O segundo procurador pediu tambem licença para retirar-se, afim de receber instrucções dos seus superiores.

Munich, 7 - O incidente havido na audiencia do processo contra o general Ludendorf e o leader nacionalista Hitler foi solucionado .

Londres, 7 - O jornal “The Times” noticia que os nacionalistas allemães preparam a quéda da Republica e o estabelecimento da dictadura.

Berlim, 7 - A situação politica continua confusa. Persiste a ameaça de dissolução do Reichstag.

DIVERSAS

A imprensa franceza e o Brasil - Acha-se, no Rio, o jornalista francez sr. Grénier. O sr. Grénier, que é redactor do “Figaro”, de Paris, traz a incumbencia de organisar, “in loco”, uma pagina brasileira, que o seu jornal vae crear e publicar bimensalmente, sobre os homens e coisas deste paiz. É projecto da directoria do “Figaro”, instituir para a Belgica, para a America do Norte, para o Brasil e Argentina, uma pagina especial em determinados numeros desse jornal com o proposito de nella, publicar tudo que disser respeito a cada um desses paizes, sob o ponto de vista politico, economico, financeiro, commercial, agricola, industrial e social, de modo a dar ás colonias e ao publico da França um conhecimento exacto de tudo que occorrer de interessante e util. Para a consecução desse “desideratum”, no que se refere ao Brasil, o “Figaro” abre as suas columnas á collaboração dos litteratos, scientistas, philosophos, artistas, emfim, aos escriptores brasilleiros, para que nellas divulguem o que lhes parecer digno de publicidade na Europa, em proveito das boas relações de amizade entre os dois paizes. Desse modo, terá o nosso paiz, entre as paginas do “Figaro”, um jornal de informações de todo genero puramente brasileiras, com vantagens da lingua e do grande publico a que serve aquelle importante orgam.

TELEGRAMMAS

Os serviços dos armazens do porto de Porto Alegre

Rio, 7 - O sr. Rodrigo Octavio, consultor da Republica deu ao ministro da Viação e Obras Publicas parecer sobre a desinteligencia existente entre esse ministerio e o presidente do Estado do Rio Grande a proposito da regulamentação dos serviços dos armazens do porto de Porto Alegre, construidos pelo governo do Estado.

Nova estrada de rodagem

Florianopolis, 7 - O governador do Estado recebeu telegramma de Coritibanos, communicando-lhe a chegada, ali, do primeiro automovel conduzindo passageiros procedentes de Lages, pela nova estrada de rodagem construida recentemente pelo governo do Estado, ligando os dois municipios.

A questão da introducção de bebidas alcoolicas nos Estados Unidos

Londres, 6 - O jornal “Morning Post” publica um artigo em que combate o accordo anglo-americano a respeito da introducção de bebidas alcoolicas naquelle paiz, considerando-o contrario ao direito internacional.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de março na história

1857 - Durante a greve das tecelãs da Cotton, em NY, EUA, pela jornada de 10 horas, o patrão provoca incêndio que mata 129 - Origem do Dia Internacional da Mulher.

1949 - David Ben Gurion promulga primeira Constituição de Israel.

1949 - Fundação do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

1979 - Mulheres são obrigadas a usar o shador (véu sobre o rosto) no Irã.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895