Julgamento do golpe de estado na Baviera

Julgamento do golpe de estado na Baviera

Correio do Povo do dia 4 de março de 1924, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Hitler tentou, sem sucesso, dar um golpe em Munique

publicidade

A situação na Allemanha - O julgamento dos implicados no golpe de Estado

Munich, 2 - Em proseguimento ao julgamento dos implicados no golpe de Estado da Baviera, foi ouvido o accusado von Brohm, que fazia parte das forças da Reichswehr, por occasião da revolta. Von Brohm declarou que permanecêra ao serviço da Reichswehr unicamente com o fim de incutir no espirito das tropas o ideal da restauração monarchica. Respondendo a uma interpellação do presidente do tribunal, von Brohm affirmou que suas tropas fizeram exercicios á noite, para mais rapidamente preparal-as, pois o general von Loss manifestára o desejo de que as associações de combate lhe offerecessem um contigente capaz de permittir a marcha sobre Berlim.

DIVERSAS

A febre typhoide - Nesta capital está grassando a febre typhoide, sendo grande o numero de doentes que baixaram a Santa Casa. Na semana finda, os casos fataes foram em numero de tres. Entre ante-hontem e hontem, falleceram, desta molestia, tres enfermos, sendo dois em domicilio e um na Santa Casa.

Sepultamentos no cemiterio da Santa Casa - Durante o mez de fevereiro findo, no cemiterio da Santa Casa foram sepultadas 359 pessoas, sendo 187 do sexo masculino e 172 do feminino.

Excursão do embaixador da Italia ao sul do Brasil - O general Pedro Badoglio, novo embaixador da Italia, junto ao governo brasileiro, encetará, em breve uma viagem aos Estados Unidos do sul do Brasil, afim de conhecer as suas condições, bem como para visitar as respectivas colonias. A visita ao estado de São Paulo, será feita, dentro em pouco, talvez antes da chegada, ao Rio de Janeiro, navio-exposição “Italia”. Em seguida, o general Badoglio visitará os Estados de Paraná, Santa Catharina e Rio Grande do Sul.

Centro da Boa Imprensa - Na presença de grande numero de convidados de todas as classes sociaes, realisou-se hontem, á tarde, a inauguração do Centro da Boa Imprensa, installado no antigo Seminario, á rua Fernando Machado. O Centro terá machinismopara qualquer trabalho typographico.

TELEGRAMMAS

As classe conservadora e a politica

Toma vulto, no Rio, o movimento, no commercio e industria, em prol do alistamento eleitoral

Rio, 1º - Os grandes orgãos representativos do commercio, com a Associação Commercial á frente, estão seriamente empenhados no alistamento eleitoral. A iniciativa feliz de alguns nomes proeminentes nas classes conservadoras ecoou de um modo particularmente symphatico no commercio e na industria desta cidade. As listas distribuidas enchem-se rapidamente de nomes de patrões e de empregados da cidade commercial e industrial. O Rio de Janeiro só terá a lucrar com esse movimento benefico. As classes conservadoras fazem muito bem tomando a iniciativa de modificar, para melhor, os nossos costumes politicos. As eleições no Rio de Janeiro, são disputadas entre clientelas que não representam, em geral, os interesses da colectividade, e sim, as conveniencias de agrupamentos. Essa politica que não nos honra e que não exprime a vontade da população.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de março na história

  • 1910 - Nasce o presidente Tancredo Neves.
  • 1933 - Franklin Roosevelt inicia governo nos Estados Unidos.
  • 1948 - Morre Antonin Artaud, dramaturgo e escritor francês.
  • 1974 - Inauguração da ponte Rio-Niterói, com 12,9 km de extensão e vão central de 300 metros.
  • 1983 - Extinção do DOPS de São Paulo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895