Líder revolucionário chinês Chen-Chiun-Ming é assassinado

Líder revolucionário chinês Chen-Chiun-Ming é assassinado

Correio do Povo do dia 2 de julho de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Os exércitos formados por rebeldes assassinaram milhares de pessoas.

publicidade

A revolução na China

Nova York, 1º - Dizem de Manilha que em despacho de Cantão para ali transmittido anuncia ter sido assassinado o general Chen-Chiun-Ming, chefe do movimento revolucionario que derrubou o governo do dr. Sun-Yat-Sen.

A Guerra civil na China - Os rebeldes massacram milhares de pessoas

Washington, 1 - Informações recebidas pelo Ministerio do Exterior , procedentes da Provincia de King-si, na China dizem que nos recentes massacres praticados pelos exercitos rebeldes foram sacrificadas mais de dez mil pessoas. Milhares de refugiados acham-se ainda concentrados em Nan-Chong, capital daquella provincia. 

DIVERSAS

Baar Copacabana - Hontem foi inaugurado o bar denominado Copacabana, installado na rua Venancio Ayres n. 2, enfrente á ponte do Menino Deus. São proprietarios do novel estabelecimento montado com apurado gosto, o irmãos Cadaval. 

Granja Carola - A Granja Carola, situada na margem esquerda do rio Jacuhy vae adquirir gado de raça holandeza em virtude de estar explorando a industria de lacticinios e seus derivados. Afim de comprar reproductores, seguirão hoje, para a Republica Argentina os srs. H. Theo Moller e F. Kriebs respecivamente director e gerente daquelle estabelecimento agricola pastoril. Na visinha republica visitarão elles tambem, as principaes cabanas. 

Santa Casa - Tendo terminado o trimestre em que devia servir o dr. João Rache Vitello, assumiu o cargo de mordomo do hospital da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o sr, Fabio de Araujo. 

TELEGRAMMAS

Fundação de um collegio

Pelotas, 1 - Sob os auspicios de d. Joaquim, bispo desta diocese, acaba de ser fundado nas immediações do parque pelotense o Collegio S. Pedro. As aulas para as creanças pobres serão gratuitas, cuja resolução foi recebida com a maior satisfação pela população. 

O raid aereo Lisboa-Rio - Os aviadores portugueses fazem visitas

Rio, 30 - Os aviadores portuguezes percorreram as obras municipaes em differentes pontos e as principaes construcções para o centenario. Durante a excursão foram elles acompanhados pelo prefeito municipal e uma pequena comitiva. Realizou-se depois um almoço offerecido pelo prefeito na residencia de s. exc. que se revestiu de absoluta intimidade, tomando nelle parte o sr. Duarte Leite, embaixador portuguez no Brasil. 

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 2 de julho na história

1922 - Epitácio Pessoa fecha o Clube Militar e manda prender seu presidente, o marechal Hermes, ex-presidente da República. 
1940 - Entra em vigor o salário mínimo.
1960 - A tenista Maria Ester Bueno é bicampeã de Winbledon. 
1961 - O escritor norte-americano Ernest Hemingway pratica suicídio. 
1977 - Morre o escritor russo Vladimir Nobokov. 

O dia 3 de julho na história 

1892 - Criação do jogo do Bicho, pelo Barão de Drummond, como um sorteio inocente para manter o Zoológico do Rio de Janeiro. 
1904 - Morre o fundador do sionismo Theodor Herzi.
1935 - Morre o industrial francês André Citröen.
1962 - Independência da Argélia. 
1996 - Bóris Yeltsin é reeleito na Rússia. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895