Lançada a pedra fundamental de Brasília

Lançada a pedra fundamental de Brasília

Correio do Povo do dia 10 de setembro de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

As comemorações do centenário da independência no Rio de Janeiro.

publicidade

O Centenario da Independencia

Continuam com grande esplendor, no Rio, as festas commemorativas 

Rio, 9 - Telegramma de Santa Luzia, no Estado de Goyaz, noticia que, precisamente ao meio dia de 7 do corrente pelo meridiano do Rio de Janeiro, realizou-se o acto de assentamento da pedra fundamental da futura capital da Republica, no planalto central de Goyaz. No local foi levantada uma pyramide composta de 33 pedras, symbolisando os annos da República actualmente e tendo a seguinte inscripção numa placa de bronze: “Foi aqui collocada a 7 de setembro de 1922, ao meio dia, a pedra fundamental da futura capital federal dos Estados Unidos do Brasil”.

DIVERSAS

De Santiago ao Rio em aeroplano - Ante-hontem, ao chegar aqui, o aviador Diego Aracena, que está empreendendo o “raid” aereo de Santiago do Chile ao Rio de Janeiro, declarou que, provavelmente levantaria vôo rumo a Florianopolis, para realisar mais uma etapa desta prova aerea. O dia de hontem amanheceu magnifico, motivo por que elle quiz aproveital-o, afim de proseguir a sua viagem para a capital da Republica. 

A successão presidencial no Estado - Se trata de lançar o nome do dr. Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, como candidato popular á successão presidencial do Estado. Ainda hontem, effectuou-se, nesta capital, uma reunião de varios elementos congregados para aquelle fim, devendo a candidatura surgir em poucos dias. 

Inauguração de retrato - Hoje, na secretaria de administração dos Correios, será inaugurado o retrato do dr. Epitacio Pessoa, presidente da Republica. 

TELEGRAMMAS

O dia da Imprensa

Rio, 8 - Commemorando o “Dia da Imprensa” - dia 10 do corrente - a Associação Brasileira de Imprensa realizará uma sessão solemne em sua séde provisoria, á rua Evaristo da Veiga, afim de inaugurar na galeria de notaveis os retratos de Joaquim Gonçalves Ledo, Januario Cunha Barbosa, Frei Sampaio e Joaquim Nabuco. No acto da inauguração falarão os srs. Elysio de Carvalho e Evaristo de Moraes, encarregando-se este do elogio de Joaquim Nabuco e cabendo áquelle o elogio dos tres jornalistas, basteões da independencia. 

O raid do aviador Fels - Este e o jornalista Piacentini chegaram Rio, 9 - O aviador argentino Fels, e o sr. Jorge Piacentini, redactor do jornal argentino “La Nacion” chegaram a esta capital pelo trem da manhã, vindos de Paraty. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de setembro na história

1808 - Lançamento da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso do Brasil.
1930 - Nasce o poeta e jornalista Ferreira Gullar. 
1972 - Emerson Fittipaldi conquista o campeonato mundial de F1. 
1976 - Geisel transforma 9 municípios em áreas de segurança nacional.
1979 - Morre Agostinho Neto, líder da independência de Angola. 

O dia 11 de setembro na história 

1826 - É aprovada a primeira Lei de Imprensa no Brasil. 
1911 - Inauguração do Teatro Municipal de São Paulo.
1968 - Lançamento da revista Veja, da Editora Abril. 
1973 - Golpe militar no Chile, chefiado por Augusto Pinochet , tem o Palácio La Moneda bombardeado e Allende é encontrado morto.
2001 - Atentados terroristas derrubam 4 prédios nos EUA.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895