Lançamento do selo comemorativo da visita dos reis da Bélgica ao Brasil

Lançamento do selo comemorativo da visita dos reis da Bélgica ao Brasil

Correio do Povo do dia 15 de outubro de 1920, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Selo comemorativo à visita do Rei da Bélgica ao país, com Epitácio Pessoa.

publicidade

Os reis da Belgica no Brasil 

Rio, 13 - O sr. Epitacio Pessoa, presidente da Republica, partiu, ás 22 horas de hontem, em trem especial, com destino á Pinheiros, afim de se encontrar com os soberanos belgas, que regressam de S. Paulo. Ali, visitaram o presidente da Republica, o Posto Zootechnico e o Patronato de Menores, mantidos pelo ministério da Agricultura. O trem especial foi puxado por uma locomotiva “Pacific”, comppondo-se de um carro-bagagem, o carro dos soberanos belgas, o carro-restaurante e o carro-salão, com dois dormitorios. 

Rio, 13 - Segundo está resolvido, a grande festa infantil na Quinta Bôa Vista, em honra da rainha Elisabeth, na qual tomarão parte alumnos e alumnas de quasi todos os collegios publicos e municipaes, desta capital, com uma parada por tres mil alumnos dos collegios militarizados, realisar-se-á no dia 14.

DIVERSAS

Apanhada por uma locomotiva - Maria Luiza da Silva, por alcunha “Canoa virou”, atravessava, hontem, pela madrugada, á rua Voluntarios da Patria, quando, ao enfrentar á rua Ernesto Alves, foi apanhada pela locomotiva nº 144, que saira da estação desta capital, para a de Gravatahy. Maria Luiza, que conta 72 annos de idade, ficou com a perna esquerda fracturada, e o pé esmagado. Conduzida para a Santa Casa, ali foi ella operada. Do facto tomou conhecimento o delegado de plantão á Chefatura de Policia.

Intendencia de Porto Alegre - Hoje, ás 20 horas, no salão nobre da Intendencia Municipal, realisar-se-á a posse do dr. Montaury, intendente reeleito, e do conselho municipal ultimamente eleito. Pronunciará o discurso official o dr. Renato Costa.

Uma companhia de navegação no Uruguay - Organisou-se em Montevidéo uma importante companhia nacional de navegação com o capital de dez milhões. A companhia iniciará em breve os seus trabalhos, tendo já adquirido grande parte da frota da Companhia Argentina de Navegação bem como os estaleiros de Salto Carmello.

Inauguração de luz electrica - No dia 3 do corrente realisou-se no Ypiranga, povoação do 4º districto de Garibaldi, a inauguração official do serviço publico e particular de luz electrica, do qual e contractante o industrialista sr. Frederico Mallmann. Á 11 horas chegaram áquella séde o intendente e sua comitiva.

TELEGRAMMAS

Deportação de anarchistas

Rio, 13 - Depois de serem devidamente processados, foram deportados tres anarchistas, que haviam sido presos na Ladeira do Barroso, onde a Policia tambem apreendeu varias bombas de dynamite.

Manual do Turf

Rio, 13 - A imprensa tece elogios ao livro intitulado manual do Turf, sobre a criação de cavallos de corridas, de autoria do sr. Olival Costa, como um trabalho excellente e impressão luxuosa. O manual trata do turf rio-grandense em uma parte desenvolvida acompanhado de numerosos clichês.

As relações entre a Polonia e a Lithuania

Londres, 14 - É provavel que a commissão da Liga das Nações preconize a creação de uma commissão de controle para impedir a communicação entre Varsovia e as divisões do general Zeligowski. O avanço sobre Kovno é considerado improvavel. A Lithuania continua a recusar-se a entrar em negociações com o general Zeligowski.

Liga das Nações

Milão, 14 - A conferencia das sociedades de propaganda da Liga das Nações elegeu seis commissões para estudos dos problemas da ordem do dia do Congresso.

A grafia da época está preservada nos textos acima.

CRONOLOGIA

O dia 15 de outubro na história

1827 - Criação do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro.
1940 - Estreia do filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin.
1976 - A CNBB exige justiça para o assassinato de padres no Brasil. 
1978 - Declaração dos Direitos dos Animais.
1983 - Nelson Piquet conquista o bicampeonato mundial de F 1. 
1993 - Nelson Mandela recebe o prêmio Nobel da Paz. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895